Irritação pelo cigarro

 Fonte: Imagem da Internet

Quem nunca sentiu coceira ou olhos irritados assim? Isso é mais comum entre os fumantes. Comichão, irritação nos olhos e sensação de corpo estranho são sintomas mortais em viciados em nicotina. Isso ocorre porque fumar pode alterar a lubrificação nessa área. Além de olhos vermelhos,reações alérgicas o cício do cigarro também pode causar olhos secos.
Engana-se quem pensa que os não-fumantes são imunes aos efeitos do cigarro. Mesmo o “fumante passivo” pode sofrer problemas de saúde ocular. Porque muitas pessoas desconhecem que esse hábito pode prejudicar a visão, portanto, é necessária uma conscientização sobre este assunto.
Neste post, estão reunidas as principais informações acerca do tema. Aqui, os seguintes pontos serão abordados:

  • Alergias Oculares
  • Catarata
  • Glaucoma
  • Como evitar
  • Exercícios naturais para fortalecer os músculos oculares

Boa leitura!

Fumar é extremamente prejudicial à saúde dos olhos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Todas as funções do nosso sistema são afetadas pelas toxinas do tabaco, incluindo os olhos, que é uma das áreas mais sensíveis do nosso corpo.
A fumaça liberada pelos cigarros geralmente flui na direção dos olhos. Este elemento está repleto de ingredientes prejudiciais para a saúde e favorece o aparecimento de alergias nos olhos. O tabaco também pode afetar a transparência da lente, que atua como um tipo de lente ocular. A longo prazo, isso pode acelerar ou acelerar o processo de embaçamento dessa estrutura ocular. Como resultado, a catarata se desenvolve. Este é um dos maiores problemas com a saúde ocular. Fumantes são cerca de três vezes mais propensos a desenvolver Catarata. Parar de fumar ajuda a reduzir o risco, mas você pode desenvolver a doença muito tempo depois de parar de fumar.
E o risco do tabaco para a visão não acaba, o glaucoma também pode ser exacerbado pelos hábitos. O Glaucoma é caracterizado por pressão intraocular elevada e é a principal causa de cegueira em todo o mundo. Fumar pode agravar essa condição, tornando-a fora de controle. Isso ocorre porque o tabagismo geralmente contribui para a congestão venosa e vascular, o que contribui para o aumento da pressão intraocular. Além disso, é um hábito que pode endurecer as paredes das veias e dificultar o fluxo sanguíneo.

Como evitar

As substâncias contidas no tabaco são extremamente prejudiciais à saúde e podem causar não apenas câncer, mas também diversos problemas de visão. Uma estratégia para evitar esse cenário é parar de fumar permanentemente. É importante alertar as pessoas para não consultarem um optometrista à espera de sinais estranhos, como perda de visão ou manchas pretas no campo de visão.

Exercícios naturais para fortalecer os músculos oculares

Olhar perto e olhar longe, piscando os olhos

O exercício de alternar o olhar para perto e longe, combinado com piscadas de olho, vão ajudar a movimentar o cristalino e, principalmente, o líquido que precisa ser drenado para reduzir o glaucoma. Confira na prática como fazer esses exercícios:

Estímulo da visão com luzes

 

Em caso de questionamentos ou irritações em seus olhos, busque um médico oftalmologista. Somente ele pode fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Jamais se automedique ou interrompa qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem consultar seu médico previamente.