Hoje vamos falar sobre uma doença que pode atingir todas as pessoas em qualquer idade: A Toxoplasmose!
Nesse artigo, vamos falar sobre o que é a Toxoplasmose, seus sintomas, transmissão, tratamento e exercícios naturais para alívio da Toxoplasmose.
Boa leitura!
O que é a Toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode afetar qualquer ser vivo. A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, um parasita que pode infectar mamíferos e aves. O T. gondii é um dos protozoários mais comuns no mundo e pode infectar quase todos os mamíferos, incluindo humanos. A toxoplasmose não é uma doença grave em humanos saudáveis, mas pode ser fatal para bebês e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. A toxoplasmose também pode causar aborto em mulheres grávidas ou malformações congênitas em bebês.
Mas quais os sintomas da Toxoplasmose?
Os sintomas da toxoplasmose variam consoante a gravidade da infeção. Na maioria dos casos, a doença é assintomática ou se manifesta apenas com sinais inespecíficos, como febre baixa, cansaço e dores musculares. No entanto, em casos mais graves, a toxoplasmose pode causar complicações neurológicas e oculares graves.
Os principais de toxoplasmose são:
- Ínguas (é o aumento dos gânglios linfáticos, ou linfonodos, que, geralmente, acontece por alguma infecção ou inflamação) pelo corpo, principalmente na região do pescoço;
- Febre;
- Dor muscular ou nas articulações;
- Cansaço;
- Dor de cabeça e de garganta;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Dificuldade para enxergar.
Embora muitas vezes não haja sintomas, é importante identificar e tratar adequadamente a toxoplasmose conforme indicado pelo seu médico para evitar complicações como cegueira, convulsões e até morte.
Qual a forma de transmissão:
A toxoplasmose é transmitida pela ingestão de água ou alimentos crus não pasteurizados ou mal cozidos, como carne de porco, vaca, cordeiro ou veado, contaminados com o parasita Toxoplasma. A toxoplasmose também pode ser transmitida pela ingestão de bacon e linguiças feitas de animais contaminados com parasitas que não foram processados com higienização adequada.
O contato com gatos infectados não é suficiente para transmitir a toxoplasmose, é necessário que a pessoa seja exposta às fezes desses gatos, o que pode ter ocorrido através da ingestão acidental de parasitas presentes nas fezes. Portanto, ao limpar a caixa de areia de um gato com toxoplasmose, é importante tomar precauções como o uso de luvas e máscaras, além da limpeza logística da lavagem das mãos, etc.
A transmissão da toxoplasmose também pode ocorrer através do parasita que atravessa a placenta durante a gravidez. No entanto, a transmissão depende do estado imunológico da gestante e do estágio da gravidez.
E existe tratamento?
A maioria das pessoas saudáveis não necessita de tratamento para a toxoplasmose, já que o organismo é capaz de combater o parasita naturalmente. No entanto, na presença de sintomas, o tratamento deve ser feito com remédios que devem ser indicados pelo médico.
Nas gestantes, dependendo da fase da gravidez, o tratamento pode ser feito conforme orientação do obstetra.
Aliado ao tratamento orientado pelos médicos, existem também alguns exercícios naturais que podem ajudar a combater a infeção.
Método Natural no tratamento para a Toxoplasmose
Alguns exercícios visuai do Método Natural auxiliam no tratamento para a Toxoplasmose assim como de outras doenças.
Conheça agora alguns exemplos de exercícios visuais do Método Natural:
Palming:
Cobrir os olhos com as mãos (Palming) para descanso total da visão é uma das melhores maneiras para relaxar os olhos, e descansar completamente o nervo óptico.
Encontre uma posição confortável (geralmente sentado, com os cotovelos apoiados em uma mesa, ou superfície), friccione as mãos juntas para aquecê-las, feche os olhos, e cubra-os com as palmas das mãos em formato de concha (para não tocar em cima do globo ocular, mas sim ao redor dele). A ideia é impedir ao máximo a entrada de luz, relaxar e respirar profundamente, sem exercer pressão sobre os olhos.
Esfregue as mãos
Cubra os Olhos Fechados com as Palmas das mãos em Concha
Automassagem
Nada melhor para começar a relaxar do que uma massagem. Você pode se auto-massagear, a qualquer hora do dia, quanto tempo quiser, sem contra-indicação. Massageie as áreas citadas acima com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares.
Comece pelos músculos ao redor dos olhos
E termine no pescoço. Procure sentir todas as áreas tensas e com movimentos suaves relaxá-las.
Exercícios respiratórios para controlar ansiedade
É muito importante sabermos controlar a ansiedade. A respiração profunda é uma das formas mais eficazes para isso. Porém, outras técnicas fáceis também podem ajudar, como por exemplo, a automassagem no couro cabeludo, e no abdômen.
Alguns nervos simpáticos têm suas terminações no couro cabeludo onde, em situações de medo fazem você ficar literalmente com os cabelos em pé. Massagear a cabeça, estimulando os folículos capilares é extremamente agradável e uma das maneiras mais rápidas para controlar a ansiedade. Faça movimentos como se estivesse lavando a cabeça na hora do banho. Vibrar também é bom, assim como puxar levemente mechas espessas de cabelo, com muita suavidade e nenhuma dor.
Outro local estratégico para massagear é o abdômen. Deslize suas mãos por toda a região da barriga e costelas em movimentos lentos. Massageie a região que chamamos de “boca do estômago”, para exatamente diminuir o “friozinho na barriga”, e a sensação de vazio. Unidos a uma respiração profunda estes movimentos são muito eficazes no relaxamento.
Compressas Frias
Fazer compressas com água sob os olhos (você pode usar uma toalhinha macia bem torcida) é uma das práticas mais usadas no meu curso!
Elas são indispensáveis e parte importante para o relaxamento da visão. E dependendo da temperatura, você terá um efeito específico sobre os problemas oculares.
A compressa fria serve para relaxar e descansar os olhos e também em casos de inflamações e edemas (inchaços).
Como você pôde conferir ao longo do post, existem diversos tratamentos naturais para toxoplasmose, que tem se mostrado bastante eficiente: os exercícios. Por isso, se você está sofrendo com os sintomas da doença, recomendamos que assista os vídeos de exercícios no canal do youtube e comece a praticá-los o quanto antes. Isso ajudará não só a eliminar a toxoplasmose, como também irá melhorar a sua visão.
De presente para quem leu até aqui, tem um vídeo com 1 exercício para mais de 10 problemas visuais:
Deixar um comentário