IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Retinopatia Diabética é uma complicação ocasionada pela diabetes, doença crônica caracterizada pelo excesso de açúcar (glicose) no sangue, que afeta diretamente a saúde visual. A diabetes é um mal silencioso. A visão embaçada é um sinal básico da doença. Porém, ela pode, sim, se estiver fora de controle, provocar cegueira.

Observamos que, nos diabéticos, a circulação sanguínea é deficiente. Assim, isso causa problemas em todo o corpo, incluindo os olhos, já que a retina – depois do cérebro – é a região do corpo que mais demanda sangue. Além dos olhos, a diabetes também causa comprometimento dos rins e, consequentemente, da qualidade de vida.

  • Diabetes tipo 1: Resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. Geralmente, o diagnóstico acontece durante a infância e a adolescência.
  • Diabetes tipo 2: O pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, mas também pode ocorrer em jovens.

Alguns fatores de risco para diabetes

  • Hereditariedade.
  • Diagnóstico de pré-diabetes.
  • Pressão arterial e colesterol altos.
  • Estar acima do peso (com gordura concentrada em volta da cintura).

O que acontece com os olhos na Retinopatia Diabética?

Portadores de diabetes não tem circulação de sangue suficiente nos olhos. Assim, para resolver isso, o que o cérebro faz: cria pequenos vasos para poder ajudar a irrigar e levar sangue para a região (uma forma do corpo de tentar salvar sua visão!).

No entanto, esses ‘novos vasinhos’ nascem muito frágeis, ou seja, se rompem com facilidade, estouram, ocasionando derrames na retina dos diabéticos. E a consequência disso são os sangramentos na retina, que caracterizam a Retinopatia Diabética (CID H36.0).

No tratamento convencional, é aplicado laser para secar esses vasos. Um procedimento invasivo e doloroso. E mais: onde o paciente toma um ‘tirinho’ de laser há perda visão porque queima aquela parte da retina.

Algumas sessões de laser são feitas com 150 a 200 tiros. Ou sem outras palavras: são centenas de micro pontos da retina que ficam cegos em cada sessão. Assim, o problema de cegueira – no longo prazo – surge tanto do sangramento dos vasinhos quanto do tratamento em si. Por isso, é tão importante tratar a diabetes!

Se você ainda não aderiu aos exercícios visuais, terá que passar por esse tratamento porque senão vai perder a visão pelo sangramento. No entanto, eu chamo esse procedimento de ‘seca gelo’ porque o foco não é cuidar da causa do problema.

Além da retinopatia propriamente dita – que é esse problema de lesão e fragilidade dos vasos sanguíneos, que estouram e, consequentemente, provocam sangramentos na retina, também podem surgir outros de visão como catarata e glaucoma.

Tratamento para Retinopatia Diabética

Além do controle da diabetes – imprescindível nesses casos – que é a principal causa desse problema de visão, no curso, ensino exercícios visuais específicos para reduzir e melhorar a Retinopatia Diabética.

Assim, os exercícios têm objetivo de recuperar a visão, dar mais circulação aos olhos, e, além disso, conseguir drenar o líquido que está na retina e recuperar as lesões.

Melhorar a circulação sanguínea é fundamental

Portanto, você pode fazer a automassagem 20 minutos por dia. Invista nas massagens ao redor dos olhos e na movimentação da cabeça e do pescoço.

Depois de massagear rosto, cabeça, pescoço e ombros, dê batidinhas rápidas com as pontas dos dedos em cada osso do corpo. A tapotagem ajuda a estimular a produção de sangue. Deixe os punhos soltos e faça essas batidinhas em todo corpo.

Estímulo com luzes na região da retina

Um exercício muito importante, caso haja perda de visão, é o que usa estimulação luminosa. Porque pode ser que ali ainda tenham células ativas que você possa estimular com as luzes por meio dos exercícios e elas possam voltar ser ‘acordadas’.

Depoimento de aluna que conseguiu melhora para Retinopatia Diabética

Ivanize vem superando problemas de visão provocados pela diabetes:

 

Dúvidas sobre Retinopatia Diabética

O que é Retinopatia Diabética?

É uma complicação originada pelos efeitos da diabetes nos olhos. Nos diabéticos, a circulação sanguínea é deficiente. Isso causa problemas em todo o corpo, incluindo os olhos, já que a retina – depois do cérebro – é a região do corpo que mais demanda sangue. A diabetes também causa comprometimento dos rins.

O que a diabetes pode causar nos olhos?

A diabetes provoca visão embaçada. Nos estágios avançados da doença, surgem pequenos vasos na retina para ajudar a levar sangue para a região. No entanto, esses ‘novos vasinhos’ nascem muito frágeis, ou seja, se rompem com facilidade, estouram, ocasionando edemas na retina, com perda parcial ou total da visão.