Nosso sistema visual é muito eficiente. Quando o deixamos agir com naturalidade e não interferimos com nossos maus hábitos visuais ele é incrível. A visão noturna é uma dessas habilidades.
Os diversos aparatos tecnológicos e o excesso de luminosidade nos ambientes que frequentamos acabam por prejudicar a nossa visão noturna. A nossa vista precisa ser constantemente exercitada para funcionar plenamente, mas este excesso de iluminação acaba por prejudicar nossa visão noturna.
Visão Noturna – Como funciona?
Quando há pouca luz, nossa pupila se dilata e há um ajuste em nossa retina para ativar células chamadas Bastonetes. Estas células são encontradas em sua maior freqüência em nossa visão periférica. Elas são ativadas quando há pouca luz para aprimorar nossa visão noturna e também pelo movimento de algum objeto em nossa periferia.
Você percebe claramente este fenômeno quando se deita para dormir em um quarto escuro. Em um primeiro momento, seus olhos não conseguem captar nenhuma imagem, mas, depois de alguns minutos, já conseguem distinguir a forma das paredes, da janela e definir alguns objetos.
Podemos estimular esse processo de adaptação da visão noturna!
Como melhorar a visão noturna
A Primeira dica para melhorar a visão noturna é dormir com o quarto completamente escuro. Evite qualquer tipo de luz vinda de fora, ou de algum aparelho eletrônico, pois isso inibe a ativação dos seus bastonetes. Na hora de dormir, cubra as luzes dos aparelhos com fita adesiva ou panos escuros.
Experimente suas habilidades de visão noturna fortalecendo e estimulando suas células em ambientes totalmente escuros. Se estiver em um sítio ou região longe das luzes da cidade aproveite para não acender as luzes ao anoitecer!
Se por acaso você acordar no meio da noite evite acender as luzes. Tente caminhar pela casa e perceber como sua visão noturna está ativada. Se você acender as luzes, o processo de adaptação ao escuro é encerrado e a ativação dos seus bastonetes irá começar toda novamente.
Outra dica está na alimentação. Nos bastonetes existe uma substância sensível à luz – a rodopsina – produzida a partir da vitamina A. Portanto consumir alimentos ricos dessa vitamina irá contribuir para a saúde de sua visão noturna.
Os exercícios visuais de empalmar os olhos, e estimular a visão periférica também são excelentes para ativar e cuidar de nossa visão noturna.
Apague as luzes e aproveite!!!
Olá, Deise,
Obrigada por entrar em contato com a Tatiana! Faço parte da equipe dela e estou aqui para ajudar.
Você vai receber a resposta no seu e-mail. Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tatiana Gebrael)
Oi Tatiana boa noite me chamo Deise tenho miopia e astigmatismo quais são os melhores exercícios para que eu melhore minha visão . Quero muito poder largar os óculos
oi Tatiana…… gosto muito de seu trabalho com a visão já fiz um teste de andar no escuro…… mais parece q. vejo umas estrelinhas ….luminosas… a s vezes com muita claridades meus olhos fica algum tempo também com umas estrelinhas acha q. tem algum exercício para mim com esses problemas relatados… abraços no Benjan e também no Renato e seus pais. beijos marli e ju