4 questões sobre Retinose Pigmentar, que é uma alteração visual progressiva, cuja área afetada é a retina. Também conhecida como fundo do olho, a retina é a região ocular responsável por capturar as imagens, a partir do campo visual. Dessa forma, o efeito da doença nos olhos é o início de um processo de degeneração da retina.

4 Questões sobre Retinose Pigmentar

Quais são as causas?

As causas da Retinose Pigmentar envolvem genética. Assim, no processo de desenvolvimento da doença, as células fotorreceptoras dos olhos – os bastonetes e cones – recebem informações erradas de certos genes. Dessa forma, isso provoca diversas mutações genéticas que levam ao surgimento dessa alteração visual.

Assim, como a doença pode ter origem hereditária, quando alguém da família apresenta a Retinose Pigmentar, indico que todos os demais membros passem por avaliações médicas. Por isso, recomendo procurar tanto um médico oftalmologista como um geneticista.

4 Questões sobre Retinose Pigmentar: quais são os principais sintomas?

Com o surgimento da Retinose pigmentar, as células da retina chamadas de bastonetes (por terem formato longo e cilíndrico) e cones (células que reconhecem as cores) iniciam um processo de degeneração, conforme já citado anteriormente. Também há atrofiamento, o que acaba fazendo com que essas células morram.

Na maioria dos casos de Retinose Pigmentar, que tenho conhecimento, há perda de visão periférica, dificuldade de adaptação ao escuro e sensibilidade à luminosidade. Isso porque as primeiras células afetadas pela Retinose Pigmentar são os fotorreceptores, que são sensíveis à luz e responsáveis pela visão periférica e noturna.

Como a prática pode ajudar nestes casos?

Os exercícios podem ajudar a frear a evolução da Retinose Pigmentar de forma natural. Dessa forma, isso é feito com o estímulo correto das células do campo visual que não morreram e só esperam pela oportunidade de voltarem à ativa.

Assim, vou elencar aqui os melhores exercícios para quem sofre dessa doença. Além disso, é sempre importante lembrar, que no curso online Olhos de Águia, é possível montar uma rotina de exercícios voltada para casos específicos com todo suporte necessário para a evolução do aluno.

Quais são os melhores exercícios para Retinose Pigmentar?

Você deve priorizar exercícios simples que vão estimular a Visão Periférica

  • Chacoalhe os dedos na lateral da sua cabeça. Não olhe para sua mão (para não estimular a visão central). Olhe para seus dedos com o canto dos olhos.
  • Tome banho no escuro que, além de estimular a Visão Periférica, vai trabalhar a visão noturna com o estímulo das células bastonetes concentradas na retina periférica.
  • Faça Palming, Sunning, automassagem e olhe para detalhes. Minha dica: em vez de olhar para uma árvore, por exemplo, olhe para cada uma das partes dela. Na sequência, passe dos detalhes maiores para os menores de cada uma das partes. Lembre-se de piscar e respirar durante a prática.