IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.
Uso do computador e celular exige pausas regulares para “descongelar o olhar” e, assim, melhorar o cansaço visual e efeitos do Olho Seco. A dica é para quem fica diariamente durante muito tempo em frente às telas desses equipamentos, algo que não podemos evitar hoje em dia e que tem a ver com um estudo realizado na Malásia. Nessa pesquisa, os estudiosos entrevistaram pessoas que usavam computador por mais de sete horas diárias.
Assim, um dos pontos da pesquisa que gostaria de destacar aqui são as perguntas feitas aos participantes do estudo científico e as conclusões que os pesquisadores chegaram depois de catalogarem todo o material. Eles investigaram com o grupo o que as pessoas sentiam depois de passar tantas horas no computador. Questionaram se tinham cansaço visual, Olho Seco ou, ainda, dores nos olhos. E o mais interessante dessa pesquisa é que os estudiosos perceberam que os participantes que davam pausas no uso do computador várias vezes ao dia não sentiam ou tinham menos sintomas de fadiga visual.
Uso do computador e celular: pausas de 10 minutos após 50 minutos em frente à tela ajuda a “descongelar o olhar”
Assim, os pesquisadores concluíram que fazer pausas de 10 minutos depois de 50 minutos no computador auxilia no descongelamento do olhar. Quando estamos estudando, lendo ou trabalhando no computador, a tendência é fixar os olhos e não piscar ou olhar para os lados (exercitar a visão periférica) e, ainda, não olhar longe, o que pode vir a causar o cansaço visual e outros problemas de visão. Dessa forma, pode usar o computador e o celular. No entanto, como eu já venho ensinando meus alunos e quem me acompanha, assim como foi investigado nesse estudo, a dica é dar pausas de 10 minutos, após um período de 50 minutos diversas vezes por dia.
Confira no link abaixo a íntegra da pesquisa realizada na Malásia sobre a Síndrome de visão do computador
http://www.ijbhtnet.com/journals/Vol_1_No_2_September_2011/11.pdf
Deixar um comentário