IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Síndrome de visão do computador e sua relação com Olho Seco provocado por cansaço visual. Esse foi o objeto de estudo de uma pesquisa feita na Malásia e também aqui no Brasil pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro. No entanto, antes de falar especificamente sobre essas pesquisas, quero salientar que se existem estudos científicos para avaliar a relação entre uso do computador e alterações como o Olho Seco é porque os problemas visuais não são causados só pela genética! E isso é muito importante de destacar, pois significa que é possível melhorar a qualidade da saúde visual com mudanças de hábitos e melhor uso da tecnologia.

Síndrome de visão do computador: é preciso dar pausas no uso do equipamento

Assim, neste post vou abordar sobre como utilizar computador e também celular de forma correta, sem cansar os olhos e de forma cientificamente comprovada. O primeiro estudo sobre a Síndrome de visão do computador feito na Universidade da Malásia (link abaixo) envolveu entrevistas com pessoas que usavam computador durante mais de sete horas diárias. Dessa forma, os cientistas perguntaram para os participantes do estudo o que eles sentiam depois desse período em frente à tela, se tinham olho seco, cansaço visual ou, ainda dores. E depois catalogaram todas as respostas. Então, perceberam que aquelas pessoas que não tinham ou sentiam menos sintomas visuais eram as que faziam pausas durante o dia. Algo que eu venho falando desde 2004, quando comecei a trabalhar com o método e que reforço também no curso Olhos de Águia!

Faça pausas de 10 minutos a cada período de 50 minutos na tela

Nós podemos usar o computador sem nenhum problema. No entanto, para diminuir os sintomas de olhos cansados, ou seja, da fadiga visual, é necessário dar pausas ao longo do dia. O que recomendo é que pausar 10 minutos depois desse tempo. E a pesquisa mostrou a mesma coisa: que a cada 50 minutos em frente à tela do computador ou celular, há a necessidade de pausas de 10 minutos. Assim, você terá menos sintomas de Olho Seco e cansaço visual. Além disso, o que quero destacar aqui também é um exercício que foi realizado na pesquisa para minimizar os efeitos da Síndrome de visão do computador. E, ainda, o uso de um suplemento específico para esses casos de Olho Seco e cansaço dos olhos pelo uso desse equipamento.

Mesmo que seu problema de visão seja outro como Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, Glaucoma, Descolamento de Retina, Degeneração Macular, ou Catarata, por exemplo, você vai poder ter benefícios e acelerar a melhora da nitidez e a lubrificação dos olhos, além de diminuir o cansaço e as dores, com as pausas e os exercícios visuais. No vídeo abaixo da série a Ciência Por Trás, você tem acesso aos exercícios de piscar e movimentar os olhos tanto para quem usa computador e celular como para quem fica muito tempo em frente à TV.

Nos links abaixo, você pode acessar a íntegra das pesquisas sobre Síndrome de Visão do Computador citadas neste post:

http://www.ijbhtnet.com/journals/Vol_1_No_2_September_2011/11.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802016000400314&lng=pt&nrm=iso

 

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.