Na autocura, enfatizamos o movimento, e as várias formas de explorar o uso do corpo. Através de movimentos simples, inusitados, combinados com massagem, alongamento, espiração e visualização, buscam-se o desenvolvimento da consciência corporal melhorando as funções corporais.
O método busca incentivar as pessoas a não só tratar de uma doença ou distúrbio particular, mas sim a mudar o estado geral do corpo, eliminando padrões de tensão e reconhecendo o que é bom para sua saúde e o que não é. O Self-healing trabalha com um amplo leque de doenças degenerativas e auto-imunes.
Os princípios do trabalho são: Ativar músculos pouco utilizados em nossos movimentos, equilibrando a postura e diminuindo dores no corpo e articulações, estimular a musculatura atrófica e distrófica por meio de massagens, movimentação passiva e ativa, fortalecer o sistema nervoso e estimular as conexões e transmissão de impulsos neurais, diminuir o estresse e os problemas relacionados a ele como, problemas cardíacos, digestivos, circulatórios e respiratórios.
O método apresenta resultado de melhoria para os casos abaixo, dentre outros:
Distrofia e Atrofia Muscular
Esclerose Múltipla
Paralisias
Problemas na Coluna
LER (Lesões por Esforços Repetitivos)
Artrite, Artrose e Osteoporose
Asma e Problemas Respiratórios
Diabetes Mellitus
Dores de Cabeça
Problemas Cardíacos