IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Fator emocional (ou a forma como você reage a certas situações e informações) tem grande influência sobre a qualidade da saúde dos olhos e, claro, da saúde do corpo de maneira geral. Nesse momento, que estamos atravessando a pandemia do Coronavírus, a tendência é que os acontecimentos exerçam uma maior pressão sobre o lado emocional , pois, além do distanciamento social, o fluxo de informações a respeito da Covid-19 está volumoso. E nessa enxurrada de notícias temos acesso a todo tipo de informação (boa e ruim), além de muita Fake News (notícias falsas).

Por isso, é importante estar atento(a) ao uso de algumas ferramentas que acessamos diariamente para nos comunicar como o aplicativo de troca de mensagens Whatsapp, por exemplo. Aqui na minha casa, depois de vermos muita notícia ruim, circulando nos grupos de família, decidimos divulgar somente notícias positivas. Sim, isso contribui para a manutenção da saúde mental e física e, consequentemente, da saúde dos seus olhos! Em outras palavras: podemos dizer que quando você emocionalmente equilibrado(a), sua visão vai bem. O inverso também é verdadeiro: quando você está mal, sua saúde visual vai mal.

Claro, que nesse período de quarentena, teremos altos e baixos. Mas, o que gostaria de destacar é que cabe a todos um esforço para tentar deixar esse tempo de pandemia o menos angustiante possível porque isso terá também reflexo na sua visão e saúde de forma geral. Para confirmar o que estou falando aqui, faça uma retrospectiva. Pense em quando ou em qual época da sua vida seus problemas de visão surgiram ou mesmo pioraram. Você vai ver que muitas anomalias começam em momentos de grandes transtornos emocionais.

Fator emocional afeta diretamente a saúde dos olhos

Minha sugestão é que você faça uma experiência. Dessa forma, comece a reparar em como sua visão reage às suas emoções e, principalmente, aos picos de estresse. Preste atenção em como você está enxergando depois de uma briga, por exemplo. Além disso, a dica também é observar sua visão, após um dia de estresse no trânsito, uma semana de provas ou dias seguidos de muita correia e pressão de problemas.

Dessa forma, é muito comum depois desses tipos de evento sua visão se apresentar pior. Assim, vale dizer que isso vai influenciar nos resultados dos exames oftalmológicos. Ou em outras palavras: sua visão pode se mostrar pior do que ela realmente é ou está. Podemos observar isso mais claramente em algumas situações da vida. Se você tem um problema visual, seja ele qual for, tente lembrar em qual situação ele começou.

Pense em como estava sua vida – mesmo se você ainda era criança – quando apareceu seu problema de visão ou quando começou a usar óculos. Como estava sua situação familiar? O que estava acontecendo naquele período? Faça uma reflexão do que estava acontecendo na sua vida.

É inegável que o fator emocional afeta nossa visão. Ao experimentar uma forte emoção negativa como medo, raiva, ansiedade ou dor, a visão quase sempre piora, até mesmo em pessoas que enxergam perfeitamente. Caso a experiência seja repetida com frequência, os efeitos podem se tornar permanentes. O que equivale dizer que nossa saúde emocional está diretamente ligada à saúde dos olhos.

Assim, o importante é despertar para a busca da sua essência e se libertar das emoções e crenças negativas. Elas podem causar os problemas visuais, as dores físicas e também os sintomas das possíveis anomalias que muitas vezes têm causas inconscientes.

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.