Os benefícios da música são inúmeros. E calma! Não estou falando apenas em te deixar relaxado ou servir de trilha sonora para um momento especial. Na verdade, o som pode te ajudar em diversas causas. Inclusive envolvendo sua visão, sabia?

Benefícios da música: o que melhora na visão?

Uma canção é algo que invade seu cérebro pelas ondas sonoras. Por esse motivo, entre os benefícios da música está influenciar seu estado de humor, psíquico e neurológico. Como ela afeta os outros nervos do corpo, também influencia o nervo ótico. Se a música pode mudar seu estado de espírito, ela também muda a forma como você enxerga o mundo.

>> BAIXE A PLAYLIST ESPECIAL PARA OS OLHOS AQUI <<

Já reparou que, quando você está mais tranquilo, sua forma de ver as coisas é melhor? Que, quando seu estado de humor é mais para o nervoso, você enxerga o mundo a sua volta de uma forma pior? E até mesmo, quando nos encontramos mais centrados, nós prestamos mais atenção no que olhamos. Se entre os benefícios da música está mudar o seu estado emocional, então ela pode, sim, melhorar sua visão.

Algumas músicas já foram estudadas por pesquisadores. Entre aquelas que influenciam todo seu processamento cerebral, estão as de Mozart. Já foi comprovado que elas não só estimulam os canais auditivos e as áreas do cérebro correspondentes a ele, mas também outras regiôes incluindo a VISUAL.

Muito se fala que os benefícios da música poderiam ser melhores se nós escutássemos como antigamente, na frequência 432 Hz. Há uma polêmica se é mito ou não, mas dizem que na época de Hitler, a frequência das músicas foi modificada para 440 Hz – usada até hoje – porque a frequência mais baixa trazia mais equilíbrio interior.

beneficios-da-musica-mozart

A polêmica toda é que essa frequência foi modificada na época da guerra justamente para causar desconforto e sensação de perturbação interior. As músicas de Mozart, por exemplo, eram feitas na frequência de 432 Hz. E isso poderia estar ligado com o fato de elas estimulam várias áreas do cérebro simultaneamente.

Os benefícios da música também podem ser aproveitados nos exercícios visuais. Se escolher a canção certa, ela não só vai te relaxar como, também, dar mais equilíbrio emocional. E, consequentemente, vai estimular a área da sua visão neurologicamente.

Durante os exercícios visuais, os benefícios da música também são vistos na distração, relaxamento dos músculos e respiração melhor. Outra coisa é que, quando você utiliza música de fundo nesse momento, ela te ajuda a se entregar mais aos exercícios.

Benefícios da Música: Relaxamento

Você também pode usar os benefícios da música a favor da visão. Por exemplo: você tem o olho seco? Ao fazer o exercício palming (esfregar as duas mãos e coloca-las sobre os olhos fechados), escolha um áudio com fundo de água. Então sua imaginação trabalha como se você estivesse ali, com a água inundando seus olhos e sentindo que, dessa forma, eles estão mais úmidos.

Quais os benefícios da música para o ser humano?

Os benefícios da música são sentidos em todo o corpo. Dependendo do ritmo, a respiração se torna mais calma ou mais ofegante, a pressão sanguínea aumenta ou diminui, e por aí vai. Isso já foi comprovado em diversas pesquisas, como aquelas divulgadas pelo American Music Therapy Association (AMTA), dos Estados Unidos, e pela World Federation of Music Therapy (WFMT), na Itália.

A música também pode contribuir para a socialização e até mesmo produção de endorfina, que contribui no combate à depressão, estresse e ansiedade. Isso porque o som fala diretamente ao sistema límbico do cérebro (região responsável pelas emoções, pela motivação e afetividade). É por conta disso que entre os benefícios da música estão alívio nos sintomas de doenças como hipertensão e câncer, além de auxiliar no tratamento de pacientes com doenças crônicas.

Benefícios da Música: Sentimentos

É importante que você elabore uma playlist – ou seja, uma lista de músicas – que tenha seu estilo. Uma música que é relaxante para mim pode não ser para você. Por isso, separe aquelas canções que te trazem paz interior. Pode ser desde sons da natureza até canções (com ou sem letra).

Outro ponto importante quando se fala em benefícios da música é que ela pode ser uma grande aliada no tratamento da dor. Uma pesquisa realizada pela Clevelend Clinic Foundation, nos Estados Unidos, comprovou que ouvir música pode ter efeitos benéficos no tratamento de dores crônicas, como aquelas causadas pelo câncer.

A música, inclusive, pode ser relacionada a momentos, pessoas, sentimentos e lugares, o que pode te ajudar a lembrar de algumas ocasiões e até mesmo fortalecer sua memória. Outro ponto a ser levado em conta é prestar atenção ao que aquela música te faz sentir. Assim fica mais fácil escolher quais te relaxam, te deixam mais agitado, etc.

Uma boa música sempre é bem-vinda. Portanto, não a desperdice em momentos importantes e a sós consigo mesmo. No momento dos exercícios visuais, por exemplo, aproveite para escutar canções que te trazem BEM ESTAR. Essa relação consigo mesmo pode ajudar no resultado da atividade. E lembre-se: dê o play e curta bastante. Deixe a música entrar pelos seus ouvidos, acalmar seu cérebro e ESTIMULAR SEUS OLHOS.

Quer saber mais sobre saúde natural dos olhos?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com