IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Vitamina D x imunidade: é importante saber qual é a relação entre Vitamina D e a defesa do organismo. Porém, primeiro quero explicar alguns pontos para que você entenda como funciona o sistema imune. E também destacar que uma boa imunidade pode ser desenvolvida ao longo da vida. O que significa dizer que em tempos de pandemia — como estamos vivendo agora — é possível driblar a “idade de risco” para adquirir o Coronavírus. Assim, para entender de forma mais simples como funciona as defesas do organismo, é quando nosso modo sobrevivência, ou o chamado “lutar ou fugir”, é ativado por conta de uma alta carga de estresse, que é o principal fator de enfraquecimento da imunidade.

Dessa forma, qual é a melhor saída no caso de o estresse começar a dar os primeiros sinais que vai disparar? Tentar controlar internamente a forma como reagir aos problemas (estar consciente dos problemas) e também respirar profundamente (jogando a respiração para o abdômen), além de fazer massagens. Mas, Tati é só isso mesmo? Sim! Inicie a massagem pelo couro cabeludo. Assim, você manda as mensagens certas para o seu organismo. Porque se você está respirando fundo e fazendo massagem, o sistema nervoso entende como se não houvesse motivo físico para surgir o estresse e consegue-se controlar o medo.

Além do estresse, outro ponto importante: o uso indiscriminado de medicamentos — principalmente antibióticos e antiácidos – – sem falar com seu médico, podem contribuir para a diminuição da defesa do corpo, pois esses tipos de remédios diminuem a imunidade.

Vitamina D x imunidade: porque essa “vitamina” é essencial para a manutenção da defesa do corpo

Uma curiosidade: a vitamina D, na verdade, não é uma vitamina (substância que não é produzida pelo nosso corpo), mas, sim, um hormônio. Por isso, a vitamina D pode ser sintetizada pelo corpo por meio da exposição ao sol. Mas, há formas corretas de tirar proveito dos raios solares.

Pesquisa recente aponta que 77% dos brasileiros têm deficiência de vitamina D. Assim, a pergunta é: porque hoje em dia as pessoas têm muita falta de vitamina D? Simples: porque nós mudamos nossos hábitos. Não foi a genética que passou por alterações, ela é a mesma de sempre. O que mudou é que as pessoas fogem do sol! O que pode alterar essa relação da Vitamina D x Imunidade. Todas as informações foram pesquisadas por mim e podem ser comprovadas por meio de conteúdos de especialistas como os doutores Cícero Coimbra e Lair Ribeiro, facilmente encontrados na internet.

Vitamina D x Imunidade: luz do sol é essencial também para a saúde dos olhos

A luz é o veículo que traz todas as informações visuais a nossos olhos. Por isso, pessoas que passam a maior parte do seu tempo trabalhando ao ar livre, sob luz natural, tendem a apresentar melhor visão do que outras que vivem a maior parte do tempo em recintos fechados.

Quanto mais tempo passamos em luz fraca, inadequada, artificial, menos nossos olhos estarão preparados para a luz. Isso porque nossas pupilas ficam cronicamente dilatadas, abrindo o máximo possível para a fim de aproveitar toda a luz disponível. Dessa forma, a exposição à luz solar pode ser muito incomoda e dolorosa quando os olhos se encontrar nessa condição.

Use e abuse das fontes da luz natural

Os benefícios da luz solar para nosso corpo e nossa visão são imensos. O exercício visual Ensolar ou Sunning — feito sempre com os olhos fechados — proporcionam aos olhos a contração e dilatação alternada da pupila, pois varia a intensidade e a posição que a luz incide em suas pálpebras.

A pupila é um orifício, movido por músculos, que quando se deparam com a luz forte, contraem, “fecham” a pupila. E na luz fraca e escuridão dilatam “abrem” a pupila. Por isso, que eu digo que o exercício faz uma musculação para nossos olhos, e nos deixa menos sensível a luz forte. Ao mesmo tempo em que aumenta a circulação sanguínea e o relaxamento ocular.

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.