IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.
Visão central e periférica podem ser treinadas de forma simultânea. Além da vantagem de otimizar a prática, que estimula ao mesmo tempo esses dois campos de visão, o exercício que vou ensinar nesse post vai melhorar muito a qualidade do foco visual. Também será trabalhado o “descongelamento do olhar”, com movimentos que vão estimular a visão periférica, que é tudo que seu olho não está focando.
Já venho destacando há algum tempo que exercícios visuais diários – praticados no formato de sequências rápidas e simples – estimulam sua visão mais do que você imagina. A ideia é que o treinamento visual – como esse da visão central e periférica — torne-se algo que já faça parte da sua vida. Comece agora, dê o primeiro passo. E, aos poucos, vá incorporando esse exercício na sua rotina. Vai chegar o momento que esse movimento – de forma específica – será realizado de maneira natural como uma tarefa simples e rotineira.
Visão central e periférica: balanço longo trabalha os dois campos
Então, vamos ao balanço longo! Ele é excelente para ajudar a melhorar o foco e a percepção de luz. Ou seja, é ótimo para quem tem sensibilidade à luz, por exemplo. Você precisa olhar para a ponta do seu dedo e ir virando de um lado para o outro. Durante essa prática, procure sempre respirar e piscar.
Dessa forma, o balanço longo exercita a mácula, uma área minúscula e poderosa dos olhos, que é responsável pela percepção de detalhes e cores. Ao estimular essa área, você vai aumentar a nitidez das imagens que chegam até seus olhos. De maneira simultânea, a visão periférica será estimulada. Hoje, ela fica bastante prejudicada, pois estamos cada vez mais presos às telinhas seja do celular, computador ou da TV.
Assim, exercitar e ativar de forma constante as funções da mácula vai trazer benefícios para nada menos que mais de 25 problemas de visão. Sim, você não está lendo errado! Por isso, é tão importante começar a dar atenção aos exercícios que vão estimular essa área tão poderosa dos olhos.
Então, ao mesmo tempo que você faz o balanço longo, minha dica é que preste atenção aos detalhes. Por exemplo, quando estiver em um jardim, observe as flores. Ao entrar numa sala, veja detalhes da luminosidade do ambiente. E também não deixe de trabalhar sempre o olhar longe. E lembre-se de movimentar seus olhos quando estiver fazendo essa prática. Assim, com a prática do balanço longo e demais exercícios do método que ensino, os campos visuais estarão equilibrados.
Olá Zely, tudo bem?
Ficamos muito alegres em ter você acompanhando nosso conteúdo. Os exercícios são para auxiliar um tratamento passado pelo medico ou ajudar a prevenir as causas de problemas oftalmológicos, os resultados podem variar por ter vários fatores que interverem, porem estaremos disponibilizando um vídeo que tem informações que pode ser uteis para você!❤
👉Link: https://www.youtube.com/watch?v=kLtDW1Ub2-8
Grande abraço! 😘
Att: Tamiris
Equipe Tatiana G. Capanema
Qual o melhor exercicios para eliminar catarata?