IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Assim, consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Postura médica: você vai conhecer um estudo muito interessante, envolvendo a relação do ESTRESSE MENTAL com a qualidade da saúde da VISÃO.

Dessa forma, esta ilustração, com uma mensagem bastante forte, está no artigo original, que apresentei no último episódio de A CIÊNCIA POR TRÁS (vídeo abaixo). Assim, um dos pontos importantes dessa pesquisa destaca que a postura ou a forma do médico oftalmologista — ao falar com o paciente sobre seu problema de visão — pode ter um impacto negativo na saúde visual de quem está recebendo a notícia.

Postura Médica: abordagem negativa pode piorar a saúde visual do paciente

Então, o artigo recomenda, inclusive, que nesses casos o profissional tenha uma atitude positiva. Isso em vez de adotar uma abordagem negativa. Dessa forma, o motivo, segundo o estudo, é que esse tipo de postura pode trazer mais estresse e aumentar a piora a saúde visual do paciente.

Assim, a pesquisa afirma, ainda, que, caso o médico tenha essa postura negativa, e isso tenha um impacto negativo sobre você, pode ser o caso de cogitar uma segunda opinião com um oftalmologista que tenha uma abordagem mais confortável para falar e conversar sobre o assunto. Inclusive, isso servirá para para ter mais tranquilidade, quando tiver que tomar alguma decisão sobre a sua saúde visual. No entanto, vale lembrar que nunca — em hipótese alguma — você deve deixar de lado seu acompanhamento com o oftalmologista.

Assim, se você já ouviu algo do gênero, como “seu problema visual não tem solução”, fique tranquilo(a) e procure respirar. Assiste o episódio de A CIÊNCIA POR TRÁS. Eu falo sobre isso e outros assuntos relacionados ao estresse mental x saúde dos olhos.

Para acessar a íntegra do texto do artigo original da pesquisa, clique aqui:

Abaixo você pode acessar o vídeo do episódio de A CIÊNCIA POR TRÁS  em que eu abordo essa pesquisa sobre Estresse Mental x Visão.

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.