Você sabia que levar mais sangue para a cabeça pode ajudar na saúde da sua visão? E a melhor maneira de estimular isso é com massagens para melhorar a circulação dos olhos!

O processo começa numa região muito importante e – em geral – bastante afetada pelo estresse: o pescoço, área que liga a cabeça ao nosso corpo. Como o sangue é bombeado pelo coração e precisa passar pelo pescoço para chegar aos olho, é fundamental relaxar o pescoço.

 

Se essa região estiver estressada, a chance de você ter problemas visuais e também de memória e cerebrais é grande. Isso porque haverá uma falta de circulação satisfatória de sangue.

Massagens para má circulação

A primeira massagem é “amassar” o pescoço. Sem se machucar, você pode fazer movimentos vigorosos e aproveite para ir respirando bem fundo. Ao mesmo tempo que você massageia o pescoço, vá dando pequenas batidas no seu peito para levar também mais oxigênio ao nervo óptico.

Isso é muito importante porque você sabia que as duas estruturas do nosso corpo que mais precisam de sangue é o cérebro e a retina?  E como os vasinhos da retina são bem fininhos (capilares) precisam que a circulação esteja muito boa para nossa visão esteja sempre OK.

 

 

Numa segunda etapa, parta para a massagem ao redor dos olhos. Procure soltar os ombros para não barrar a passagem do sangue. Solte os ombros e lembre-se de respirar de forma profunda.

Também massageie sua mandíbula — abrindo e fechando a boca –, e seu couro cabeludo (com vigor), pois essa região traz muito sangue para a cabeça.

massagens no couro cabeludo

Além das massagens, invista em alimentos bons para os olhos

Também é importante cuidar da alimentação e consumir suplementos com luteína ou alimentos que contêm essa substância, como ovos (consumir com a gema, pois a luteína está no pigmento amarelo), verduras com folhas verde escuro, como couve e espinafre, para prevenir problemas na mácula, que é a região da retina responsável por vermos os detalhes.

 

As massagens para melhorar a circulação dos olhos são excelentes para quem usa óculos, passou por cirurgia de descolamento de retina e catarata e para quem tem degeneração macular.

Buscar o equilíbrio emocional também é fundamental nesse processo!