IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Fadiga visual relacionada ao hábito de ver TV de alta definição (ou 4K) foi o tema de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro. O estudo também teve sua publicação na Revista Brasileira de Oftalmologia (link abaixo). No entanto, antes de entrar no conteúdo específico desse estudo, gostaria de destacar algo aqui a respeito dessas pesquisas da série A Ciência por Trás. Dessa forma, todos esses estudos científicos estão aí para comprovar que, sim, os problemas de visão vão além das causas genéticas. Ou seja, podem estar ligados aos maus hábitos visuais.

Assim, partindo desse princípio, o estudo em questão investigou se os televisores de alta definição causavam mais fadiga visual nas pessoas que assistiam programas neste tipo de TV. No entanto, o que eles descobriram e é muito interessante tem a ver com o exercício que ensino no vídeo abaixo. Veja só o cansaço visual tinha, sim, um pouco de ligação com o tipo de TV, no caso de alta definição. Porém, o aspecto mais importante que o estudo mostrou foi a ligação dessa fadiga visual com o fato de as pessoas não piscarem e não movimentarem os olhos enquanto estavam vendo TV. A conclusão do estudo foi que os participantes que não movimentaram o olhar e não piscaram sentiram mais fadiga visual do que os que fizeram exercícios visuais e piscaram de forma constante.

Fadiga visual está ligada ao “congelamento do olhar”

A pesquisa nos leva a concluir que piscar os olhos e movimentar o olhar é um hábito fundamental para prevenir o cansaço dos olhos e os efeitos do Olho Seco. Mas, os pesquisadores alertaram sim, que a TV de alta definição (4K) pode contribuir para aumentar a fadiga visual. Assim, se você tem esse tipo de aparelho em casa, que usa esse tipo de tecnologia, procure fazer pausas e piscar bastante. Lembrando que no vídeo abaixo eu ensino os exercícios de piscar e movimentar os olhos, que podem (e devem!) ser feitos também quando estamos em usando o celular ou computador.

Aqui você acesse a pesquisa sobre fadiga visual publicada na Revista Brasileira de Oftalmologia:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802016000400314&lng=pt&nrm=iso

 

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.