Exercícios para Olho Seco podem ser feitos várias vezes ao dia e são indicados antes de iniciar a leitura de um livro, ou o uso do computador. Isso porque durante estas atividades você terá mais consciência de seus olhos e piscará com maior frequência e qualidade, evitando o Olho Seco. O piscar, por exemplo, é automático, assim como a respiração, e talvez seja este um dos motivos de não prestarmos atenção e às vezes até nos esquecermos de realizar estas funções básicas.

Exercícios para Olho Seco

Massageie seus cílios: Passe levemente seus dedos por seus cílios em um movimento de vai e vem, com os olhos fechados. Procure não tocar sua pálpebra, mas somente seus cílios. Imagine quando piscar que a força que sobe e desce a pálpebra vem dos cílios.

Evite piscar com a testa, ou com a mandíbula, pois é isto que fazemos quando estamos tensos. Concentre-se em deixar o restante dos músculos faciais relaxados enquanto pisca nesses exercícios para Olho Seco. Depois de massagear os cílios perceba como o piscar se torna mais leve, mais consciente.

Abra e feche os olhos por partes: Abra os olhos, mas muito gradualmente, em estágios – primeiro um quarto, depois metade, depois três quartos, e ao final, por completo. Feche-os da mesma maneira. Depois pisque rapidamente para aliviar qualquer tipo de tensão. Repita diversas vezes essa sequência de exercícios para Olho Seco.

Porque não usar colírios lubrificantes
Fazer uso desse produto pode ser mais prejudicial que benéfico. Isso porque ele trata o problema só na hora, fazendo você se esquecer de entender a causa do olho seco.
Isso porque nem sempre o olho seco está ligado a alguma doença ou problema de saúde. Muitas vezes são os maus hábitos visuais que trazem esse tipo de consequência.

É provável que o Olho Seco seja resultado de alguma tensão. Pense no seu dia-a-dia: quanto tempo você usa o computador? Quanto tempo você fica em frente ao celular? Quantas horas por dia você trabalha no ar condicionado? Você aperta muito os olhos quando está lendo alguma coisa?

As condições que você usa os olhos interferem muito no olho seco. E geralmente as pessoas recorrem aos colírios lubrificantes para melhorar essa sensação. Fazendo isso, não cuidamos da causa do problema. O produto vem como agente externo para esconder o sintoma do olho seco e não para resolver o que, de fato, faz o olho ressecar.

Sistema próprio e natural de lubrificação

Nossos olhos funcionam muito bem, produzindo e escoando as lágrimas. É esse sistema que causa a sensação de olho úmido e fresco. A lágrima natural espalha anticorpos, levando saúde e minerais para nossa visão. Isso é importante para a proteção e vitalidade para nossos olhos.

Quando você aplica colírios lubrificantes nos olhos, eles podem entender que não precisam produzir tanta lágrima nem trabalhar o sistema de produção na máxima potência. Mesmo colírios sem substâncias químicas fazem isso.

Ao recorrer para um método externo de lubrificação para os olhos, você cria um ciclo vicioso. Dessa forma, vai achar que sempre precisa dos colírios lubrificantes e até imaginar que seus olhos pedem por eles.

Uma forma de se livrar dessa dependência é relaxar os olhos. Aproveite para praticar exercícios visuais, usar compressas e descansar entre o uso do computador. Sentiu o olho seco? Procure primeiro entender o motivo.

IMPORTANTE

Aqui não estamos falando dos colírios medicamentosos e muito menos dos colírios indicados para tratar o Glaucoma. Os exercícios visuais podem beneficiar quem tem a doença, mas o produto só pode ser retirado do tratamento com a autorização do seu médico oftalmologista.

#MINHA DICA
Beba mais água e pratique exercícios de relaxamento. Se você já tem um olho muito seco por conta de alguma síndrome, vá adicionando os exercícios aos poucos em sua rotina.