Em época de provas, vestibulares e até mesmo preparação para cursinhos, fica difícil não depender da leitura. Usamos tanto esse meio de informação que acabamos passando por um momento complicado: o cansaço. Estudar cansa, principalmente quando não tomamos algumas precauções.

Além dos olhos, que são os mais prejudicados, ainda temos como consequência outros “sintomas”, como dor de cabeça, sono e até mesmo tontura.

Por que estudar cansa?

Quando você percebe que trabalhar e estudar cansa, já percebeu que chega um momento que sua mente anseia por um descanso? Nos Estados Unidos foi realizada uma experiência que explicou esse momento cientificamente. Dois grupos de estudantes foram submetidos a uma série de testes de raciocínio. Ambos ganhariam um pequeno brinde, mas só o segundo poderia escolher anteriormente o que gostaria de ganhar com base em um catálogo.

Esse detalhe causou efeitos profundos. Os voluntários do segundo grupo – que puderam escolher o brinde – cometeram mais erros e desistiram mais rápido. Isso porque, segundo uma nova teoria, o cérebro tem uma capacidade limitada para tomar decisões. Ela vai sendo gasta ao longo do dia, até chegar a um ponto que a mente precisa parar e ficar em repouso para recuperar o desempenho comum. É como se fossem os músculos durante um exercício físico. É por isso que estudar cansa.

Métodos alternativos: estude sem cansar os olhos!

Mas não é somente o desgaste da escolha que faz essa tarefa ser tão cansativa. Estudar cansa porque usamos muito os olhos. Além de prejudicar e pesar a visão, após muito tempo de leitura, a cabeça começa a doer e algumas pessoas sentem até enjoo. Para isso, é importante deixar os olhos para momentos onde não há métodos alternativos.

Os audiolivros ou audiobooks são ótimos meios para poupar a visão. Se estudar cansa por conta do esforço feito pelos olhos, você pode usar os ouvidos para adquirir a mesma informação que seria lida.

Atualmente há diversos livros nesse formato, inclusive didáticos. Quando for comprar um livro em papel, procure primeiramente na internet se há algum audiolivro disponível.

Você tem a opção de comprar e ouvir o conteúdo antes de dormir, no metrô, dirigindo ou até mesmo caminhando. Ao fazer uma caminhada, vale até aproveitar para fazer outros exercícios benéficos à visão, como: olhar longe, andar de costas, respirar fundo e ouvir música ou livros. Há muitos aplicativos disponíveis que leem os arquivos de audiobooks. Você só precisa comprar o livro em si.

Estudar sem Cansar no Metrô

Até mesmo os clássicos da literatura brasileira e internacional estão em versões de audiolivro. Assim como boa parte dos livros mais vendidos do mundo. Esse é um mercado que cresce e você pode receber o mesmo conteúdo sem forçar sua visão.

Por que é tão importante estudar sem cansar a visão?

Nós utilizamos muito os olhos para ler livros, usar o computador, acessar a internet por meio do celular, assistir televisão e muito mais. Quanto mais puder “economizar” seus olhos, melhor. Se estudar cansa, usar métodos alternativos ou até mesmo aderir a descansos já pode ser útil para sua saúde visual.

Imagine que seus olhos são um carro. Agora pense que duas pessoas tem o mesmo veículo. Um usuário não pisa muito no freio nem no acelerador. Já a outra pessoa corre muito, utiliza bastante essas partes do automóvel. Os dois carros foram usados de formas diferentes, mesmo sendo iguais. Qual você acha que vai aguentar mais?

Estudar sem Cansar com Audiobook

Da mesma forma que estudar cansa sua visão, utilizar muito o carro vai cansá-lo. O que foi poupado terá uma vida útil muito maior, assim como irá acontecer com seus olhos se você tiver os cuidados certos. Quando você abusa muito da visão, não tira pausas, usa o computador o dia inteiro e não faz o bom uso dela, a vida útil é reduzida. Já se você “economiza”, seus olhos funcionam bem por mais tempo.

Quer saber mais sobre saúde natural dos olhos?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com