IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Assim, consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Dicas para Olho Seco: exercícios para aumentar a Lubrificação Ocular podem ser feitos várias vezes ao dia! Assim, são indicados antes de iniciar a leitura de um livro, ou o uso do computador ou celular. 👁

🔵 EXERCÍCIOS PARA OLHO SECO

👉 Pisque constantemente

A exemplo de respirar, piscar é algo automático. Por isso, talvez seja esse um dos motivos de não prestarmos atenção. E, às vezes, até nos esquecermos de realizar estas funções básicas. Por isso, procure piscar de forma constante, pois isso vai manter a lubrificação dos olhos de forma natural. 👁

👉 Massageie os cílios

Passe levemente seus dedos por seus cílios em um movimento de vai e vem, com os olhos fechados. Assim, procure não tocar sua pálpebra, mas somente seus cílios. Nunca pressione. Imagine quando piscar que a força que sobe e desce a pálpebra vem dos cílios. 👁

Dicas para Olho Seco: faça antes de ler no celular e computador

👉Abra e feche os olhos por partes

Abra os olhos, mas muito gradualmente, em estágios – primeiro um quarto, depois metade, depois três quartos, e ao final, por completo. Além disso, feche-os da mesma maneira. 👁

👉Evite usar colírios lubrificantes

Fazer uso desse produto pode ser mais prejudicial que benéfico. Isso porque ele trata o problema só na hora, fazendo você se esquecer de entender a causa do olho seco.

Isso porque nem sempre o olho seco está ligado a alguma doença ou problema de saúde. Muitas vezes são os maus hábitos visuais que trazem esse tipo de consequência.

Nossos olhos têm um sistema próprio e natural de lubrificação. Ele funciona muito bem, produzindo e escoando as lágrimas. Dessa forma, é esse sistema que causa a sensação de olho úmido e fresco. A lágrima natural espalha anticorpos, levando saúde e minerais para nossa visão. Isso é importante para a proteção e vitalidade para nossos olhos.

Assim, quando você aplica colírios lubrificantes nos olhos, eles podem entendem que não precisam produzir tanta lágrima nem trabalhar o sistema de produção na máxima potência. Mesmo colírios sem substâncias químicas fazem isso.

Uma forma de se livrar dessa dependência é relaxar os olhos.  Além disso, outra dica é beber mais água. Se você já possui um olho muito seco por conta de alguma síndrome, vá adicionando os exercícios aos poucos em sua rotina.

Lembrando de não confundir colírios lubrificantes com os colírios que contêm medicamentos receitados pelo médico oftalmologista. Consulte seu oftalmologista de confiança antes do uso ou da interrupção do uso de colírios.