Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

A Degeneração Macular é hoje uma das principais causas de perda de visão no mundo. Trata-se de uma enfermidade da retina do olho, que atinge a mácula, uma minúscula região dos olhos que fica bem no centro da retina – medindo de um a dois milímetros – formada por células dos olhos da águia, conhecidas como cones.

A mácula é responsável pela visão dos mínimos detalhes e das cores. O que significa dizer que quando você está olhando para o rosto de uma pessoa e foca no nariz dela, por exemplo, observando os pequenos detalhes, quem está trabalhando nessa ação é a sua mácula.

Visão de feixe de luz em um globo ocular.

Visão microscópica da localização da Mácula.

A degeneração das células da mácula ocorre por três razões: uso excessivo da visão de perto, uso reduzido da visão longe. Além de olhar fixamente, sem movimentar os olhos. Tudo isso provoca tensão e sobrecarga na visão central, com muito pouco uso de nossa visão periférica, principalmente, nas pessoas que utilizam óculos o tempo todo. Sem contar que ficam muitas horas em frente ao computador e celular.

A degeneração macular, em geral, atinge pessoas com mais de 60 anos e comumente está relacionada à idade. Nesse caso, também é conhecida como Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). No entanto, também há casos – não tão comuns — de Degeneração Macular em jovens.

O buraco macular também pode ser causado por estas tensões, incluindo a tensão no vítreo (geleia que preenche o olho), o que faz com que ele se descole e traga junto com ele pedaços da mácula. O buraco que acontece na mácula pode também estar associado às altas miopias e traumas, o que comprova ainda mais que a tensão pode provocar este problema.

Tipos de degeneração macular

Degeneração macular atrófica

Forma mais comum causada pelo afinamento dos tecidos da mácula. A perda da visão é gradual.

Degeneração macular exsudativa

Equivale a aproximadamente 10% dos casos da doença. Vasos sanguíneos anormais se formam no fundo do olho e extravasam fluído e sangue, que turvam a visão central. Nesses casos, pode provocar a perda visão de forma rápida.

Sintomas da degeneração macular

O principal sinal é a perda progressiva da visão central com área escura ou vazia no centro da visão. Também surge turvação (vista embaçada) e visão com linhas onduladas. Essas ondulações das linhas retas são diagnosticadas em consultório pelo médico oftalmologista com a tela de Amsler, ferramenta usada para testar possíveis distorções na visão.

Outro sintoma comum é que a capacidade de ver detalhes e cores fica bastante prejudicada. O portador de degeneração macular sente dificuldade em se adaptar a níveis mais baixos de luminosidade e a enxergar rostos. E, assim, passa a necessitar de mais luz para ver detalhes dos objetos e das faces.

Quando a mácula não é trabalhada de forma correta, com exercícios naturais, ela tende a envelhecer. O que significa que haverá uma sobrecarga da visão central, com o surgimento de algumas manchas escuras.

Degeneração Macular tem tratamento?

Os programas de exercícios especiais para melhorar e cuidar de Degeneração Macular têm se mostrado muito satisfatórios com meus alunos do curso online para melhorar a visão. É possível melhorar a qualidade da visão com dedicação e comprometimento. Os exercícios vão trabalhar em especial a mácula, região dos olhos mais afetada nos portadores desse tipo de problema visual. Sempre mantendo o acompanhamento com seu oftalmologista de confiança.

No tratamento convencional, o portador de degeneração macular é, em geral, submetido a aplicações de injeções dentro do olho com medicamentos específicos, para impedir o avanço das drusas, um dos primeiros indícios de que a degeneração macular pode estar começando a se desenvolver.

Para quem sofre de degeneração macular e outros problemas na mácula, os óculos furadinhos, pin hole, reticulados ou Yoga para os olhos podem ser utilizados para enviar luz e informação visual mais direcionada exatamente para essa região central da retina, auxiliando em sua recuperação.

Os óculos furadinhos realmente funcionam e é bom usá-los

Eles são óculos opacos sem grau, cujas lentes são perfuradas por inúmeros buracos minúsculos. Esses buracos direcionam a luz para pequenas porções da retina, auxiliando instantaneamente seu foco. Após retirá-los, eles não continuam melhorando sua visão, ou seja, somente funcionam naquele momento.

Óculos furadinhos, reticulados ou pin hole.

A principal função dos óculos furadinhos é tirar a sua dependência dos óculos de grau. Então, é interessante usá-los quando estiver lendo no computador ou celular, por exemplo. Eles vão ajudar você a fazer isso sem a necessidade dos óculos de grau. É uma forma de passar mais tempo sem os óculos convencionais.

Ou, em outras palavras, esses óculos são um instrumento de transição entre seus óculos de grau e sua boa visão sem eles. E isso só funciona se você aliar seu tratamento aos exercícios visuais, pois só usar os óculos furadinhos não vai resolver o problema. Eles não são milagrosos!

No meu curso online, eu tenho um módulo especial no qual ensino exercícios específicos com os óculos furadinhos, que são mais uma ferramenta interessante para a gente melhorar a visão naturalmente:

Exercícios naturais para Degeneração Macular

Exercícios especiais para melhorar a visão com tratamento naturais vão recuperar a mácula, área mais atingida pela doença. Com a prática correta haverá aumento da nitidez da visão porque vamos estimular a visão para longe e para perto, além da visão periférica.

Palming

O Palming é recomendado para reduzir a tensão e relaxar os olhos. Pratique de três a quatro vezes ao dia, por no mínimo seis minutos.

Sunning

Pratique o Sunning Todos os dias de 10 a 20 minutos. Não tenha medo do sol. Muito se diz que a degeneração é causada pela exposição solar, mas isso não é verdade. Não existe pesquisa que comprove que a exposição normal ao sol cause problemas visuais. Minha experiência demonstra que agora mais do que nunca você precisa do Sol, pois é a sua luz intensa que vai estimular as células da mácula, que são fotorreceptoras.

Movimente seus olhos

Pisque constantemente para movimentar os seus olhos e leve esse hábito para toda a vida, pois isso ajuda a fortalecer os músculos da área dos olhos.

Olhe longe

Um exercícios simples para melhorar a visão é olhar longe, para grandes distâncias. Movimente seus olhos também, quando olhar à distância.

Observe os detalhes

Esse hábito de observar os detalhes estimula as células da mácula. Não desanime, pois será difícil, já que a visão central deve ser a mais prejudicada. Insista e relaxe, apenas enviando estimulo e a intenção de ver para esse local:

Pratique o balanço longo

Esse exercício do balanço longo tem a função de descongelar o olhar.

Estimule a visão periférica

Estimule a sua visão periférica com exercícios para descansar a visão central:

Depoimentos de quem reduziu Degeneração Macular

Aos 89 anos, Maria recuperou a qualidade da visão e voltou a enxergar depois de três meses de curso:

 

Ana Maria voltou a dirigir, depois de iniciar os exercícios:

 

Délia voltou a enxergar detalhes e cores como vermelho e amarelo:

 

Rosely recuperou a qualidade da visão e voltou a ler:

 

Lu Ramos venceu a Degeneração Macular:

 

Maria de Jesus voltou a enxergar, após iniciar os exercícios visuais:

 

Mario Wunder superou a degeneração macular e recuperou a acuidade visual:

 

Principais dúvidas sobre Degeneração Macular

O que é Degeneração da Mácula e do polo posterior?

A Degeneração da Mácula é uma doença que atinge uma área minúscula da retina, responsável pela visão de detalhes e das cores, denominada mácula. Por essa região estar localizada na parte posterior dos olhos, também pode ser chamada de Degeneração do Polo Posterior. O principal sintoma é a visão central prejudicada.

O que é degeneração macular senil?

Se ao longo da vida não são adotados bons hábitos visuais, a degeneração macular pode ser causada pela idade. Neste caso, ela também é conhecida como degeneração macular senil. Esse tipo de alteração, ocorre mais comumente em pessoas com mais de 60 anos, causando — principalmente – dano à visão central.

 O que é drusas nos olhos?

São depósitos de restos de células que formam como se fossem cristais no fundo do olho. A presença de drusas na região da retina sinaliza o início do processo de Degeneração Macular, pois já há indícios de degradação das células dos fotorreceptores presentes na retina, o que prejudica a qualidade da visão.

O que é mácula da retina?

É uma importante e minúscula região dos olhos que é responsável pela visão de detalhes finos e das cores. A mácula está localizada no fundo dos olhos e mede de um a dois milímetros. É formada por células dos olhos da águia, conhecidas como cones. Quando lesionada, a mácula prejudica a visão central.

Ficou com alguma dúvida sobre a Mácula? Deixe a sua pergunta nos comentários!

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.