IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Assim, consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Cuidados com os olhos: vou listar aqui 6 passos fáceis de colocar em prática para contribuir para a melhora da sua saúde visual.  São alguns hábitos iniciais que devem ser adotados paralelamente à prática dos exercícios.

Tire os óculos quando for treinar sua visão

O uso de óculos limita nosso campo visual. No programa do método de tratamento natural da visão, eu ensino vários exercícios para melhorar e aumentar o campo periférico.

Além disso, os óculos tem só um ponto focal. O que significa que você não consegue enxergar bem em todas as partes dele. O resultado: acabam fixando o seu olhar. Você mexe mais a cabeça do que os olhos propriamente ditos.

Dessa forma, o que significa dizer é que ficamos com o olhar congelado. E os nossos olhos precisam de movimento sempre como qualquer outra estrutura do nosso corpo!

Mantenha a postura e não aperte os olhos

Quando estamos lendo, trabalhando, estudando ou vendo alguma série no computador, temos a tendência de nos curvar em frente à telinha! A má postura provoca dores – principalmente na coluna — e cansaço.

Por isso, mantenha a cabeça e o pescoço sempre eretos na altura dos olhos. Além disso, também não aperte os olhos para tentar ver melhor o que está na tela porque isso só vai cansar e forçar ainda mais a sua visão!

Dessa forma, para relaxar os olhos, faça pausas regulares de 10 minutos a cada 50 minutos no computador.

Cuidados com os olhos: nunca coce eles!

O ato de coçar os olhos agride bastante o globo ocular, que é uma estrutura sensível, composta basicamente por água, e, então, realmente muito delicada.

Além da sensibilidade natural por conta de algum problema visual já instalado, aos pressionarmos os olhos, aumentamos as chances de contaminá-los com sujeiras e bactérias.

Além disso, outro ponto de cuidados com os olhos bem importante que talvez você desconheça: quando esfregamos os olhos, criamos uma espécie de Astigmatismo temporário.

Por isso, ao coçar, forçar e apertar, a visão fica embaçada, pois há uma modificação do formato da córnea. Ela é uma estrutura flexível, depois volta ao normal.

Porém, se você apertar os olhos frequentemente, acaba mudando o formato da córnea, o que pode criar um problema visual.

Além disso, a coceira e a irritação constante podem estar ligadam a alguma infecção por bactéria (já provocada pelo ato de coçar toda hora), a causa pode ser alérgica, ou ainda, ter alguma doença visual envolvida nessa sensação de irritação. Por isso, antes de mais nada, procure seu médico oftalmologista para saber qual é a causa do problema.

 Não use nenhum produto nos olhos sem orientação médica

Você vem sentindo algum desconforto na visão ou mesmo coceira e irritação, que deixam os olhos vermelhos e sensíveis? Saiba que é de extrema importância que você nunca aperte seu globo ocular e nunca coloque o dedo dentro do olho quando sentir coceira.

Dessa forma, também é fundamental lembrar que somente o médico oftalmologista está apto a recomendar algum tipo de medicamento para os olhos. Nunca se automedique!

Cuidado com os olhos: Não fique horas seguidas em locais com luz artificial

A luz é o veículo que traz todas as informações visuais os olhos. Luz e visão são sinônimas. Pessoas que passam a maior parte do seu tempo trabalhando ao ar livre, sob luz natural, tendem a apresentar melhor visão do que outras que vivem a maior parte do tempo em recintos fechados.

Além da falta de luz natural, muitas vezes, abusamos do uso constante de computadores e celulares! Além disso, ao irmos para os ambientes externos, lançamos mão de mais uma “proteção” dos olhos, com o uso de óculos de sol. Tudo isso equivale dizer que estamos sempre visualmente acomodados, ou seja, na nossa zona de conforto! E é isso faz nossos olhos cada vez mais sensíveis à luz.

Por isso, evite ficar muitas horas seguidas em locais com luz artificial. Prefira ambientes onde há luz natural para evitar prejuízos à visão.

Dessa forma, quanto mais tempo passamos em locais com luz fraca, inadequada, artificial, menos nossos olhos estarão preparados para a luz.

Não deixe de se consultar com o médico oftalmologista

😍 Sim, é muito importante fazer os exercícios visuais todos os dias, investir em mudanças de hábitos, e tão fundamental quanto isso é se consultar regularmente com seu oftalmologista.

👀  Assim, se você tiver dúvida ou, ainda, sentir algum desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos sobre sua saúde visual e também a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

 

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.