IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Assim, consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

Celular x saúde visual: você sabia que o brasileiro costuma passar mais de três horas por dia em frente ao celular? E mais: entre os jovens, a média é ainda maior: quatro horas. Esse dado consta de um estudo comandado pela Millward Brown Brasil e NetQuest. Além disso, essa pesquisa alerta para o uso excessivo desses aparelhos no aumento da incidência de problemas de visão. A tela do computador também contribui muito para o surgimento e agravamento de doenças oculares. Assim, com números como esses, como é possível usar os aparelhos sem cansar a visão?

Dessa forma, costumo dizer que o celular em si não é o problema central! Na verdade, o problema é que nós usamos este equipamento da maneira errada. Nós fazemos uso indiscriminado do celular e também do computador. Por isso, no meu curso avançado Olhos de Águia tenho um bônus especial tratando somente de celular x saúde visual, com dicas sobre o tema.

Celular x saúde visual: mescle uso com pausas regulares

Sim, essa é a fórmula! E vou explicar porque é tão importante revezar o uso das “telinhas” com pausas.  Posso dizer que , quando usamos o celular,  estamos ferindo quase todos os princípios de uma boa visão. Primeiro: ativamos o “modo congelado” da visão, não piscamos, não olhamos longe. E os nossos olhos foram projetados para Olhar Longe e Olhar Perto. Já se deu conta de que os olhos de quem não está no celular permanece o tempo em movimento?

Assim, esse tipo de “olhar congelado ” vai sobrecarregar cada dia mais a visão central. Isso é muito ruim para os olhos porque nós temos um campo periférico gigantesco para explorar. Outro ponto importante é que ferimos o ponto da luminosidade correta para nossa visão. Nós não usamos o celular no sol ou na luz natural, certo? Mais um quesito fundamental que deixamos de lado ao usar da forma incorreta o celular. No entanto, podemos fazer alguns ajustes para mudar toda essa situação.

Como usar o Celular sem cansar a visão

Dê pausas a cada 40 ou 50 minutos. Pare por 10 minutos suas tarefas e só retorne depois desse tempo. Além disso, procure usar o celular ou computador em locais com luz natural. Pode estar ao lado de uma janela, por exemplo, para que sua visão periférica seja estimulado o tempo todo. Também pisque a cada 3 segundos e procure respirar de forma correta. Movimente seu corpo e não esqueça de se hidratar sempre! Dessa forma, você consegue usar o celular e, ao mesmo tempo, ter uma boa visão!