Hoje em dia nós não usamos todo o potencial do nosso campo visual. Muito diferente do que acontecia nos tempos mais remotos, quando a lei da sobrevivência na selva falava mais alto e exigia 100% da nossa visão periférica.

Agora, focamos perto — com a visão central — e esquecemos que existe um mundo (a ser explorado) ao nosso redor! Por isso, é tão essencial exercitar a visão periférica e ampliar nosso campo visual!

 

Mas, o que é a visão periférica? É tudo o que o seu olho não está focando. E é justamente por esse motivo que é tão fundamental estimular e trabalhar essa parte da sua visão. Ao cuidar do seu campo visual, os benefícios vão refletir em toda a sua saúde visual, pois haverá um equilíbrio do uso dos olhos de uma maneira geral.

Ampliar o campo visual naturalmente com a prática de exercícios, deixando sua visão periférica em dia, fará com que você melhore da miopia, hipermetropia e até do glaucoma e da degeneração macular.

Você quer ter uma ideia da dimensão do seu campo visual ou do quanto a sua visão periférica está ficando literalmente em segundo plano? Então, imagine um círculo do tamanho de uma laranja e dentro dele um pontinho da dimensão da cabeça de um alfinete. Esse alfinete representa a sua visão central e o restante é toda a sua visão periférica. Você percebe o quanto dá para ampliar o campo visual com exercícios fáceis e simples? O resultado será o equilíbrio de todo funcionamento da sua visão.

 

Dê um tempo do celular e computador para melhorar seu campo visual

A questão é que hoje em dia a gente consegue viver cada vez mais sem usar a visão periférica. Isso faz com nosso campo visual fique mais e mais desestimulado. Isso porque estamos sempre diante de uma telinha, seja do celular ou computador. Também não podemos esquecer o uso do óculos que condiciona você a apenas estimular a visão central.

A ideia não é deixar de usar a tecnologia, até porque hoje fica mesmo inviável. Mas saber administrar o seu uso. Assim, a dica é fazer pausas a cada uma hora de uso do celular e do computador. Também utilize esses equipamentos em ambientes claros, de preferência próximo à uma janela, para aproveitar ao máximo a luz natural, que facilita o estimulo da visão periférica.

Exercícios simples para estimular o campo visual

Além dos exercícios que eu ensino nos meus vídeos, você pode praticar o mais simples deles que é chacoalhar os dedos na lateral da sua cabeça, sem olhar para a sua mão (para não usar a visão central). Então, veja seus dedos apenas pelos cantos dos olhos.

Faça isso o tempo todo ou nas pausas do uso do celular e computador ou, ainda, das leituras de livros, por exemplo.
Tomar banho no escuro também vai ajudar a estimular o seu campo visual, com a visão periférica, pois isso vai trabalhar a sua visão noturna. Uma explicação mais científica disso é que haverá o estímulo da produção das células bastonetes, que na verdade, são as células localizadas na sua retina periférica.

Relaxe seu olhos sempre que possível: faça o Palming

O Palming é um exercício simples e poderoso de cobrir os olhos com as mãos – por isso também é chamado de Empalmar – que promove o descanso total da visão e do nervo óptico.

Escolha um local tranquilo e sente-se numa posição confortável. O indicado é colocar os cotovelos apoiados em uma mesa ou superfície. Esfregue as duas mãos juntas para aquecê-las. Feche os olhos e depois cubra-os com as palmas das mãos — em formato de concha — para não tocar o globo ocular, sem exercer pressão nos olhos.

Não deixe entrar nada de luz e tente relaxar ao máximo, respirando profundamente e mergulhando na escuridão. Faça sessões de seis minutos, cobrindo os olhos, a cada uma hora quando estiver usando o celular e computador.

Se você não estiver trabalhando ou lendo, o indicado é fazer o Palming uma ou duas vezes por dia, por seis minutos. O melhor período para esse exercício é pela manhã para que você energize seus olhos e prepare sua visão para a realização das tarefas do dia.