Assistir TV muito perto não faz mal, mas pode ser o reflexo de um problema de visão. Eu sempre digo que pode parecer verdade (que faz mal para os olhos) e muita gente acredita nisso porque essa prática, na maioria das vezes, está relacionada a um problema de verdade.

Dessa forma, a minha teoria sobre isso é que, quase sempre, você está assistindo televisão de pertinho porque sua visão já está ruim. Ela está sem foco, está difícil de enxergar a legenda ou as letras e você se aproxima para tentar facilitar o trabalho de seus olhos.

Assistir TV muito perto não vai piorar sua visão

Assim, não é a televisão perto que vai piorar sua visão. Na maioria das vezes, ela já está ruim e você nem percebeu isso, já que está usando paliativos para driblar o problema, como assistir a TV bem de pertinho.

Mas, criança assistir TV bem pertinho faz mal, né? E quando você tem um filho ou um neto é normal ficar preocupado com isso. Você vê a criança assistir a TV de perto e acha que pode, a longo prazo, prejudicar a visão. É normal ter essa preocupação.

O problema da televisão é outro. O problema é você não dar pausas! E isso precisa ser feito a pelo menos a cada 50 ou 60 minutos, com paradas de 10 minutos. É preciso descansar os olhos. Você vai piorar a visão se não fizer isso, principalmente, porque seus olhos precisam de relaxamento.

Por sorte, existem os treinos de relaxamento

É só você colocar essas práticas no seu dia a dia que os resultados podem ser automáticos.

Então, tenha em mente: não é assistir de perto que vai prejudicar sua visão. Longe ou perto não faz diferença. O problema não é esse. O problema é não dar pausas. A falta de interrupção é prejudicial.

E se estiver vendo alguém assistir muito de pertinho, pergunte como está sua visão, se está precisando enxergar melhor. Então, não deixe essa preocupação de lado, apenas se preocupe com o que deve ser levado em conta!