IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Assim, consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

4 perguntas frequentes sobre Astigmatismo para entender esse problema que pode ser reduzido e melhorado, com a prática regular de exercícios visuais. No entanto, você primeiramente precisa entender o que ele causa em seus olhos. O Astigmatismo resulta em uma visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, independente do grau da doença. Ele afeta pessoas de qualquer idade e que geralmente também apresentam quadros de Miopia ou Hipermetropia.

Somente quando os raios de luz passam para dentro dos olhos e se concentram em um único ponto de sua retina, na parte de trás do olho, as imagens transmitidas para seu cérebro por meio da visão são nítidas. O Astigmatismo é quando a superfície do olho (Córnea) ou o Cristalino, atrás dele, tem uma forma irregular. Assim, em vez de ser redondo, o formato do olho é mais semelhante à forma de um dirigível. Dessa forma, como resultado, a luz não se concentra corretamente na retina e a imagem fica embaçada.

Conheça as 4 perguntas frequentes sobre Astigmatismo, que listei aqui.

1. Quais são os principais sintomas do ASTIGMATISMO

Entre os sintomas mais comuns está a visão embaçada, quando você tenta se concentrar em objetos em diferentes distâncias. O Astigmatismo também afeta sua visão de perto para leitura. Se não for corrigida, a doença leva a dores de cabeça, fadiga e dor nos músculos ao redor dos olhos. Durante a consulta com o médico oftalmologista, é feito um teste para Astigmatismo que vai detectar qual é o grau da doença nos olhos.

Outros sinais de Astigmatismo

  • Não conseguir ler letras pequenas.
  • Visão dupla.
  • Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos.
  • Fotofobia (sensibilidade à luz).
  • Piora da acuidade visual à noite.

Fatores de risco

  • Histórico familiar de Astigmatismo.
  • Miopia.
  • Origem étnica nativo-americana, hispânica, brasileira ou do leste da Ásia.
  • Trauma ocular ou cirurgia.
  • Outras doenças oculares como Ceratocone.
  • Prurido ocular (coçar os olhos).

2. ASTIGMATISMO anda sempre junto com Miopia?

Muitas vezes, quem tem Miopia, dificuldade para ver de longe; também apresenta sinais de Astigmatismo, com visão uma visão borrada ou distorcida em todas as distâncias. Afeta pessoas de qualquer idade e que — em geral — também apresentam quadros de Miopia ou Hipermetropia.

No Astigmatismo, a Córnea ou o Cristalino não são uniformes e redondos, mas curvos. Dessa forma, isso faz com que os raios de luz não sejam refratados de forma correta e a imagem não fique igualmente focada. A visão parece borrada, dando origem a esse tipo de problema visual. A prática dos exercícios pode auxiliar na melhora desses dois problemas visuais.

3. Qual é o formato da córnea de quem sofre de ASTIGMATISMO?

Assim como no Astigmatismo, a Córnea ou o Cristalino não são uniformes, mas curvos, isso faz com que os raios de luz não sejam refratados de forma correta e a imagem não fique igualmente focada. A visão parece borrada, dando origem a esse tipo de problema visual.

O Astigmatismo pode ocorrer em combinação com a Miopia quando a córnea é curva demais ou o olho é mais longo do que o normal. Em vez de se focar justamente na retina, a luz é focalizada na frente da retina, resultando em uma aparência embaçada para objetos distantes.

Também pode ocorrer de o Astigmatismo estar ligado à Hipermetropia. Nesse caso, a córnea é pouco curva ou o olho é mais curto do que o normal. O efeito é o oposto da miopia. Quando o olho está em um estado de relaxamento, a luz é focada na parte de trás, fazendo com que objetos próximos fiquem embaçados.

4. Quais são os exercícios mais indicados para ASTIGMATISMO?

Simples e eficaz, o exercício de alongamento visual ajuda a melhorar o problema e costuma trazer alívio logo que são realizadas as primeiras séries de movimentos. Além de ser indicado para quem tem Astigmatismo, também de ver feito por quem sofre de Hipermetropia e Ceratocone. Lembre-se sempre se tirar os óculos e as lentes de contato, no momento do exercício.

Assim, o exercício de alongamento visual movimenta todos os músculos externos dos olhos. Além deles, também trabalha o alongamento da Córnea, área afetada pelo Astigmatismo e que precisaria ficar lisa e muito regular para que a visão não fique embaçada.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.