O brasileiro costuma cansar a visão e passar mais de três horas por dia em frente ao celular. Entre os jovens, a média é ainda maior: quatro horas. A informação consta de um estudo comandado pela Millward Brown Brasil e NetQuest e alerta para o uso excessivo desses aparelhos no aumento da incidência de problemas de visão. A tela do computador também contribui muito para o surgimento e agravamento de doenças oculares. Com números como esses como é possível usar os aparelhos sem cansar a visão?

Entre as enfermidades causadas pelo excesso de uso do celular e do computador estão a catarata e presbiopia (vista cansada), além de problemas nas áreas da córnea, retina, mácula e cristalino, levando à perda de visão gradativa. Vamos te orientar com dicas simples para não cansar a visão com o celular e o computador.

 

O desafio para não comprometer a qualidade da sua saúde visual é fazer uso eficiente desses equipamentos. E isso é possível com algumas dicas simples – que precisam ser incorporadas à sua rotina diária, seja em casa ou mesmo no trabalho, para surtir efeito -, e minimizar os efeitos negativos da luz do celular e do computador nos olhos.

O segredo está em não parar de usar os equipamentos eletrônicos, mas saber administrar para não sofrer as consequências do uso. Veja como alguns hábitos saudáveis podem ajudar para que você não sofra mais com vista cansada, olhos vermelhos ou, ainda, com dores de cabeça causadas pelo esforço visual.

Use um programa especial no seu computador para não cansar a visão

Você pode baixar da internet e instalar na sua máquina um programa simples e gratuito para filtrar a luz do seu computador. Chama-se Get F Lux. Ele funciona assim: a medida que o dia vai passando, esse programa vai “amarelando” devagar a tela do seu computador e aliviando os efeitos da luz branca para não cansar a visão.

Outra alternativa que muita gente também lança mão e dá bastante resultado é o uso de óculos de filtro laranja para quem trabalha ou estuda à noite. O óculos filtra a luz branca, o que acaba aliviando a visão.

 

Priorize a luz natural para não cansar a visão

Sempre ajuste a iluminação do ambiente com a luz vinda de uma janela ou varanda, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos do que a luz artificial. Para estudar, ler ou trabalhar, procure sentar-se próximo de janelas ou varandas que permitam receber a luminosidade pela lateral.

Sentar-se de frente ou de costas para a fonte de iluminação fará com que a luz reflita na tela, o que vai exigir que você tenha que forçar a vista para enxergar melhor e fazer a leitura. Por isso, é tão importante ajustar a posição da fonte de luz. Caso ela seja artificial e venha de cima, está tudo ok. Mas, que tal procurar uma janela e aproveitar a luz natural para ler, estudar ou trabalhar?

 

 

Estimule a visão periférica

Quando você está no celular ou no computador repara no que está acontecendo ao seu redor? Se a resposta for negativa, tente mudar isso o quanto antes. Isso porque esse tipo de comportamento sobrecarrega a sua visão central. E aqui o objetivo é estimular cada vez mais a sua visão lateral ou periférica. A dica é continuar lendo, mas prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor.

Pare por cinco minutos

Fazer pausas e não prolongar a permanência em frente ao computador ou celular vai preservar a saúde da sua visão. A recomendação é que a cada uma hora no computador ou celular, você faça uma parada de cinco minutos.

Aproveite esse tempinho para beber água, ir ao banheiro, tomar um café ou suco. Mas, você pode dizer: “Vou ficar menos tempo em frente ao computador ou celular para aprender, estudar ou trabalhar”. Sim, isso é verdade. Porém, a eficiência das atividades pode melhorar e, com ela, a sua produtividade e concentração serão maximizadas.

Para se lembrar das pausas de cinco minutos de hora em hora, vale desde ativar o alarme do celular para tocar até colocar recadinhos na mesa de trabalho ou estudo. Também lembre-se de respirar fundo, pois os olhos precisam de muito oxigênio para funcionar da maneira correta.