Onde o goleiro deve fixar os olhos durante o jogo? Ele precisa treinar a visão para se tornar um goleiro melhor?
Os jogadores têm muito mais para treinar do que seus movimentos físicos. A ciência mostra que o treino visual melhora muito a performance dos atletas e que visão de jogo não é um dom de nascença, privilégio dos extraordinários, ela precisa ser constantemente exercitada. Um dos jogadores que mais precisa dessa habilidade bem desenvolvida durante a partida é o goleiro, que tem que estar de olho em todos os jogadores ao mesmo tempo de uma maneira muito dinâmica.
Nesse artigo vamos entender como funciona a visão do goleiro dentro de campo, o que é a visão periférica em jogo, como os goleiros treinam essa visão e como podemos treinar a nossa visão periférica de maneira simples e natural com o que temos em casa.
Boa leitura
Primeiro de tudo, vamos entender o que é a visão do jogo. É aquela capacidade de escanear o campo para encontrar a bola, identificar os integrantes dentro do campo, (sejam eles do seu time ou não) e, daí responder depressa as oportunidades de lances a partir de todo panorama traçado.
De uma maneira mais prática, o goleiro tem que estar com “um olho no peixe e outro no gato”, literalmente. Ele precisa ter sua visão treinada para identificar possíveis perigos para a sua defesa e estar pronto para defender qualquer que seja o ataque.
Para que essa percepção esteja sempre muito bem exercitada, a visão do goleiro é treinada de diversas maneiras.
Vemos, por exemplo, os goleiros suíços utilizando óculos especiais para desenvolver a habilidade de treinar os reflexos rápidos com o uso de óculos medicinais especialmente desenvolvidos para melhorar a visão.
Segundo especialistas, o uso desses óculos contribui para uma melhora da visão periférica e da visão central e por isso torna a visão de jogo mais aprimorada.
Mas o valor desses óculos ainda não é acessível para todos os bolsos (o acessório custa quase R$ 2,3 mil), e eles não são indicados para para pessoas com catarata ou astigmatismo, por causarem desconforto visual e se limitam apenas a um único exercício de melhora visual.
Existem exercícios visuais dentro do método natural que são muito simples porém totalmente poderosos e que podem ser realizados por qualquer pessoa em qualquer idade e que trazem uma mudança significativa na percepção visual.
Ler de cabeça para baixo
Ler de cabeça para baixo é uma das principais estratégias do método para melhorar a qualidade e o foco da leitura. Assim, por meio de exercícios simples, dá para estimular o foco e a nitidez da leitura para perto e longe, sem o uso dos óculos de grau.
Experimente virar a folha do livro ou da revista de cabeça para baixo, e fazer a leitura com a folha nesta posição. Perceba que obrigatoriamente você precisa ler letra por letra. Não há como ler uma folha de cabeça para baixo, olhando o parágrafo todo de uma só vez, ou em outras palavras, fazer leitura dinâmica. Você necessariamente precisa percorrer letra por letra.
Para um melhor aproveitamento e exercícios dos seus olhos, é dessa forma que você deveria olhar para as letras durante a leitura, mesmo com a folha na posição normal. Ler letra por letra, observando cada detalhe. Isso fará com que você tenha melhor foco, mais movimento no olhar e mais nitidez, porque estará utilizando a mácula e a visão central.
Dessa forma, quando for praticar este tipo de leitura, lembre-se de piscar regularmente e relaxar, procurando não forçar a visão em nenhum momento. Na segunda etapa deste tipo de exercício, você deve tapar o olho mais forte para trabalhar o mais fraco. E, na sequência, fazer a leitura mesmo que você enxergue tudo embaçado. Na etapa final, encoste a folha da leitura no nariz e tente focar nas letras. Não tem problema se você não conseguir formar as frases.
Visão Central e Periférica: Treine os Dois Campos com um Só Exercício
Visão central e periférica podem ser treinadas de forma simultânea. Além da vantagem de otimizar a prática, que estimula ao mesmo tempo esses dois campos de visão, existe o treinamento do “descongelamento do olhar”, com movimentos que estimulam a visão periférica, que é tudo que seu olho não está focando.
Um exercício excelente para essa melhora é o Balanço Longo, como mostra o vídeo abaixo:
Esse exercício ajuda a mácula, uma área minúscula e poderosa dos olhos, que é responsável pela percepção de detalhes e cores. Ao estimular essa área, você vai aumentar a nitidez das imagens que chegam até seus olhos. De maneira simultânea, a visão periférica será estimulada. Hoje, ela fica bastante prejudicada, pois estamos cada vez mais presos às telinhas seja do celular, computador ou da TV.
Assim, exercitar e ativar de forma constante as funções da mácula vai trazer benefícios para nada menos que mais de 25 problemas de visão. Sim, você não está lendo errado! Por isso, é tão importante começar a dar atenção aos exercícios que vão estimular essa área tão poderosa dos olhos.
Estimulo do campo de visão com danças e caminhadas.
E quem disse que os treinos não podem se tornar uma atividade que envolve o corpo também? É possível treinar os olhos enquanto realiza uma caminhada e até treinando os passos de dança. Aqui, te ensino passo a passo e depois você pode assistir o vídeo de como realizar essa divertida atividade:
Para este exercício serão usados quatro cartões de quatro tamanhos diferentes, de um quadrado que vai ficando mais comprido até quase virar um retângulo. Cada cartão com uma cor, para te facilitar a troca.
- Coloque um pequeno pedaço de fita bem no meio do cartão.
- Deixe os quadradinhos fáceis de serem pegos, melhor ainda, grude eles em sua roupa.
- Na sequência, chame um parceiro ou parceira para se exercitar junto com você.
- Fiquem em pé e grude bem entre os olhos o menor dos cartões. Bem em cima do nariz, quase na testa.
- Não tire os olhos da frente, foque reto.
- Dessa forma, o próximo passo é estender as mãos e tentar bater nas mãos de sua dupla sem olhar para elas.
- Enquanto um tenta bater, o outro tenta tirar, sempre olhando para frente e com as mãos estendidas.
- Em poucos segundos, enquanto um tenta enganar o outro e com uma música ligada, vai parecer que vocês estão dançando.
- Entre no ritmo. Continue olhando para frente, use apenas sua visão periférica para tentar acertar a mão de seu parceiro ou parceira.
Campo de visão: desafie-se e desafie seu parceiro
- Repita isso por um tempo antes de trocar de papel, coloque o terceiro maior tamanho.
- Ele vai até mais longe em seus olhos. Continue tentando acertar a mão de sua dupla e perceba que estará usando ainda mais a visão periférica.
- Antes de se acostumar, mude os movimentos, crie dificuldades, abaixe, levante. Desafie-se e desafie seu parceiro.
- Repita o exercício por mais um tempo.
- Retire o cartão e coloque o próximo tamanho maior. Nesse momento, ele estará cobrindo quase toda sua visão frontal, restará praticamente só sua visão periférica para dar conta do recado.
- Continue olhando para a frente e tentando encontrar a mão do parceiro, verá que agora ficará bem complicado.
- Continue por mais um tempo, troque agora pelo último e mais comprido cartão. Nele você vai enxergar ainda menos com a visão central.
- Não tente enxergar por cima nem por baixo, só pelo lado. Verá que estará usando apenas sua visão lateral. Continue tentando encontrar a mão de sua dupla por mais tempo.
Uma nova visão periférica
- Por fim, depois de toda essa dança e brincadeira, tire o cartão final. Tente perceber se e também o quanto sua visão periférica melhorou.
- O quanto parece que você está enxergando ainda mais na parte lateral.
- A mudança pode ser quase automática e logo você vai perceber o quanto é fácil exercitar sua visão de modo lúdico e divertido. Por isso, não deixe de exercitar sua visão brincando e dançando.
xistem outros diversos exercícios para treinar a visão periférica que mudam a sua forma de enxergar o mundo, mas para todos eles dois fatores são imprescindíveis: Disciplina e paciência.
Não adianta ter pressa e achar que tudo vai acontecer do dia para a noite. Assim como o corpo precisa de um tempo para mudar e alterar sua estrutura quando praticamos exercícios físicos, é preciso executar o treino visual como uma rotina de academia que, para funcionar, é preciso ser respeitada e seguida a risca.
Para conhecer mais sobre o Método que já mudou a vida de mais de 100 mil pessoas continue a seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso conteúdo.
Deixar um comentário