A Uveíte é uma das campeãs de dúvidas dos meus seguidores! Eu recebo muitas perguntas de alunos e não alunos, seja pelos e-mails enviados para a minha equipe ou mesmo via mensagens pelas redes sociais, de dúvidas sobre esse problema específico de visão e quais são os exercícios mais recomendados para tratá-lo. É um dos problemas de visão que mais gera perguntas e dúvidas por parte das pessoas!

A Uveíte é uma doença inflamatória que pode comprometer o trato uveal, que é composto por: íris, corpo ciliar e coroide (formado basicamente por vasos sanguíneos).
Em alguns casos, a inflamação atinge também o nervo óptico e a retina.

A uveíte é classificada em anterior, intermediária e posterior, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta, e pode ocorrer num olho ou nos dois olhos.
Catarata, Glaucoma, Descolamento de retina, Membrana Epirretiniana e Atrofia Óptica são algumas das complicações causadas pela Uveíte.

Causas da Uveíte

Não se conhece a causa de grande parte das Uveítes. No entanto, quando é possível determiná-la, as mais importantes são causas traumáticas, infecciosas, tumorais e autoimunes. Também pode ser causada por doenças sistêmicas como toxoplasmose, inclusive a toxoplasmose congênita, herpes simples, citomegalovírus, tuberculose e sífilis.

Principais sintomas

* Hiperemia (olho vermelho);
* Fotofobia (sensibilidade à luz);
* Dor;
* Visão turva, embaçada;
* Pequenos pontos escuros que se movimentam.

As uveítes podem aparecer em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice. São mais frequentes no adulto jovem que, em geral, apresenta exame positivo para a toxoplasmose. Eu gravei um vídeo com Meir Schneider, criador do método Self-Healing de melhora natural da visão em que ele fala sobre como cuidar da Uveíte.

No caso de Uveíte, a indicação é fazer exercícios para diminuir a inflamação da área afetada. Também é muito recomendado às pessoas com Uveíte alternar quatro vezes ao dia compressas com toalhas quentes e frias, com um tempo maior para a fria. Para a quente, meio minuto e para a fria, um minuto e meio. O principal também é massagear em torno dos olhos, o pescoço e as costas para aumentar a circulação de sangue na região dos olhos.

Massagem no pescoço também é ótima para Uveíte

Você pode perguntar: mas, o que o pescoço tem a ver com a minha visão? Eu respondo: tudo. Ele é o elo de ligação entre o seu corpo e a sua cabeça e mais: se você tem essa região dura e estressada como o sangue vai chegar até os seus olhos? Por isso, é tão importante “tirar o estresse” e soltar o pescoço.

E nada melhor que a automassagem para deixar o pescoço soltinho! Então, use suas mãos para literalmente “amassar” a região. O mais bacana é que você pode apertar o seu pescoço em qualquer lugar: no carro, quando está no computador, na fila do banco, na sala de espera do médico e por aí vai!