Com os avanços tecnológicos, o uso de dispositivos digitais se tornou cada vez mais comum. Hoje em dia, é até mesmo difícil encontrar alguém que não faça uso de telas, através de um celular ou que não tenha uma televisão.

Além disso, as novas configurações do trabalho, como o home office, se tornaram cada vez mais parte do cotidiano. Por isso, o uso de telas está em quase todos os lugares.
As tecnologias não são ruins, mas por outro lado podem nos causar problemas de saúde, sobretudo de saúde visual.
Neste artigo você pode encontrar algumas dicas para utilizar celular, computadores e qualquer outra tela sem prejudicar a visão. Boa leitura!

Por Que as Telas São Prejudiciais Para Visão?

As telas são prejudiciais para a visão por diversos motivos. Primeiramente, quando estamos em contato com os aparelhos eletrônicos com tela, ficamos bastante focados. Esse foco pode nos fazer esquecer de piscar ou até mesmo de descansar um pouco.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a falta do piscar, que carrega consigo a lubrificação dos olhos, causa alguns sintomas, sendo os mais comuns a irritação ocular, a coceira e a secura.
Outro fator que causa grande prejuízo aos olhos é a luz azul, uma das mais utilizadas atualmente em todos os dispositivos. Essa luz, de acordo com estudos, não faz tão bem a visão quanto a luz amarelada, por exemplo.

Principais Problemas Causados Pelo Uso Excessivo de Telas

Utilizar dispositivos digitais demasiadamente pode causar diversas complicações na visão. Confira abaixo os principais problemas:

Degeneração da Mácula

A degeneração da mácula causa a perda da visão central. Ela pode ser dividida em dois tipos: a seca, em que o centro da retina se deteriora e a úmida, quando vasos sanguíneos vazados crescem na retina.
Conforme Marcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina, as telas podem causá-la a partir da radiação liberada pelos aparelhos eletrônicos. Essa radiação pode se acumular na retina, causando essa enfermidade.

Miopia

Os músculos que estão presentes nos olhos são capazes de atribuir foco em um objeto-alvo. O excesso de acomodação da visão, comum de quando estamos em alto contato com telas, pode causar miopia.
Inclusive, crianças sem histórico familiar da doença estão sendo diagnosticadas com miopia. Trata-se de um estudo realizado durante a pandemia do novo coronavírus.

Dificuldade Para Dormir

Quando a visão se encontra em grande contato com luzes, ela envia ao nosso cérebro a informação de que há alguma atividade para fazer e logo ele entende que devemos ficar acordados.
O sono é induzido pela melatonina, que é produzida naturalmente quando as luzes são escuras. Quando estamos em contato com a luz, o cortisol pode ser produzido, que é um hormônio de função totalmente oposta à melatonina.
Dessa forma, assistir vídeos ou conversar pelo celular ou computador antes de dormir pode prejudicar a sua noite de sono. Fique atento!

Ressecamento dos Olhos

O ato de piscar é como um lubrificante ocular natural. Acontece que, quando estamos olhando uma tela, geralmente estamos atentos no que está sendo exibido. Isso pode gerar uma diminuição nas piscadas, que gera o ressecamento dos olhos.

Dicas Para Diminuir Danos Aos Olhos

Agora, veja algumas dicas que separei para vocês. Não esqueça de executá-las durante o uso de telas.

Não Esqueça de Piscar!

Não espere muito para piscar. Faça isso muitas vezes para que sua visão esteja sempre lubrificada. Assim, você diminui as chances de irritação ocular.

Mantenha a Tela Distante dos Olhos

A tela deve estar a pelo menos um braço de distância dos seus olhos ou no máximo que você consiga enxergar. Mantê-la perto faz com que a sua visão seja ainda mais forçada e com que você absorva ainda mais a luz daquele aparelho.
Caso você tenha dificuldade em enxergar com uma certa distância, ajuste as configurações do seu aparelho. Aumente a fonte e o contraste da tela.

Utilize Filtro de Luz Noturna (Amarelada)

A maioria das telas agora possuem uma configuração de tela amarelada. A principal recomendação é que você mantenha sempre a sua tela nessa coloração. É comprovado cientificamente que ela cansa menos os olhos.
Você também pode diminuir o brilho do seu dispositivo, sendo ele computador, celular ou televisão.

Realize o Exercício Visual Olhar Para Longe

Basicamente, é recomendado dar uma pausa do conteúdo que você está consumindo em tela. A cada 20 minutos de foco, tire alguns minutos e olhe para longe.
É recomendado que você foque no objeto estático mais longe do seu campo de visão. Caso você tenha acesso a uma janela com facilidade, olhe para uma árvore distante, por exemplo.

Realize o Exercício Visual Palming

O Palming é outro exercício visual que pode ser executado nos momentos de pausa. Ele é recomendado, principalmente, para relaxar os seus olhos. Aprenda como fazer:

  1. Primeiramente, esfregue as palmas de suas mãos. O intuito aqui é torná-las aquecidas pelo atrito;
  2. Em seguida, deixe a mão no formato de “concha”;
  3. Por fim, encaixe o espaço em vácuo que está na sua mão acima dos olhos, isso é, sem encostar no globo ocular, mas sim ao seu redor.

Respire enquanto relaxa a sua visão. O ideal é que nenhuma luz entre pelas suas mãos e que você não imponha pressão contra os seus olhos. Repita o exercício até se sentir completamente relaxado.

Melhore a Sua Visão Com os Exercícios Visuais

Os exercícios visuais fazem parte do Método Natural de Melhora da Visão. Trata-se de uma série de técnicas desenvolvidas, após diversas pesquisas, por mim, Tatiana Gebrael Capanema.
Em resumo, são exercícios totalmente naturais, que tem como principal objetivo estimular a visão para tratar doenças comuns ou até mesmo preveni-las.
Isso ocorre através da estimulação, correta, local e constante, das diversas estruturas presentes em nossos olhos, como músculos, nervos e vasos sanguíneos.
Com as técnicas desse método, é possível melhorar ou estabilizar a visão deteriorada por qualquer doença visual.
Para acompanhar o meu trabalho, me siga nas diversas redes sociais, como o Facebook, o YouTube e o Instagram.
Gostou do artigo? Recomendo também a leitura: “Miopia: como os exercícios naturais podem ajudar”.