Hoje em dia é difícil quem não usa óculos de grau, e praticamente impossível não conhecer alguém que o faz. Miopia, astigmatismo, hipermetropia e mais um monte de problemas que fazem muita gente enxergar mal. Mas será que a solução é usar óculos o tempo inteiro? Será que é bom ficar refém dessas lentes?

E aí vem a questão que apavora todos: Como então faço para ficar sem eles? Como vou conseguir enxergar sem óculos? E vou contar para você algo que nem é um segredo, já que tanto eu quanto milhares de alunos Olhos de Águia conseguimos diminuir nossos graus e até chegarmos a deixar de lado nossos óculos. Nos livrando dessas dependências.

É possível parar de usar óculos?

Sim, você não só vai conseguir se sentir menos refém de seus óculos, como ainda verá seu grau diminuir na próxima vez que voltar ao seu oftalmologista. Mas o mais importante é você entender porque não é nada recomendado você ficar o tempo inteiro de óculos.

Crianças em fases de alfabetização ou em tratamento de estrabismo precisam mesmo ficar com os óculos A MAIORIA DO TEMPO, mas fora isso, é preciso deixar suas lentes de lado sempre que possível.

Não importa se você usa óculos para ler, enxergar placas lá longe ou para tarefas de trabalho, você conseguirá tirar os óculos várias vezes ao dia, só vai depender de você. E isso porque seu hábito se tornou muito maior que sua necessidade.

Muitas vezes, você simplesmente coloca os óculos para fazer algo e depois disso não tira mais, esquece de tirá-lo. Você não sente a necessidade de estar com ele mas acaba continuando mesmo sem perceber.

Usar óculos por hábito

E esse talvez seja um dos principais fatores que te impedem de ser mais livre diante de seus óculos e de seu problema. Ou até de melhorar de verdade a deficiência de seus olhos.

Eu decidi! Não quero usar óculos mais…

Enquanto você nem percebe que não tem essa necessidade e só está sendo levado pelo hábito, você acaba restringindo seu campo visual, só enxergando através das lentes e de seus aros. Enfraquece sua visão periférica. Seus óculos congelam seu olhar e acostumam ele diante dessa fragilidade.

Pior ainda, os óculos são uma solução só a curto prazo. Você tem um problema e simplesmente resolve ele sem se preocupar com sua raiz. A longo prazo, os óculos nunca buscam a causa dessa enfermidade ou limitação. Uma solução imediata que não resolve a causa.

Não quero mais usar óculos

É exatamente por isso que você não cansa de voltar ao oftalmologista e sempre ver seu grau aumentar mais a cada visita. Não existe esforço seu em melhorar, apenas em apaziguar. O que era de perto fica longe, vira bifocal e assim por diante, só piorando.

Você tira os óculos e sua visão está mais embaçada ainda, um martírio sem fim. Seu olhos ficam preguiçosos e é preciso fazer com que eles voltem à ativa.

Como parar de usar óculos de grau?

Se você é daqueles que não conseguem nem andar sem óculos, o que você precisa mesmo é colocar isso em sua rotina. Melhor ainda, uma boa dica é praticar seus exercícios visuais e solucionar a raiz do problemas. Um esforço para corrigir o problema propriamente dito.

Aos poucos, esses esforços vão começar a te fazer usar óculos só quando você precisar dele.

Comece de manhã. Acordou? Não coloque os óculos, com certeza você irá conseguir ir até o banheiro, escovar os dentes e o completar todas suas necessidades sem os óculos. Você estará em um ambiente tranquilo e não verá perigo nisso.

O próximo passo é conseguir seguir em frente, ir depois até a cozinha, fazer seu café e até comer. Cada vez mais você só irá colocar os óculos quando for trabalhar ou pegar o carro. E não deixe só por aí, na hora do almoço ou quando estiver conversando com os outros, tire os óculos. Coloque-os de volta apenas quando for ler aquele livro que você gosta.

Descubra que você só precisa de seus óculos quando tem necessidade real, fora isso, deixe essa muleta de lado. E isso tudo combinado com exercícios visuais fará com que você aos poucos vá vendo sua graduação diminuir. Quando perceber estará fazendo óculos mais fracos.

Uma outra dica é fugir do multifocal, assim você fica menos dependente. Seu uso só faz com que nossos olhos fiquem menos capazes ainda.

E se tudo isso pode parecer algo longe de ser alcançado, fique sabendo que o que não faltam são casos de alunos Olhos de Águia que chegaram até a deixar de lado seus óculos, e estou falando de até sete graus. Gente que começou desmembrando o multifocal e chegando até a deixar de usar os óculos de longe

Por isso, não tenha dúvidas, quanto mais se afastar dos óculos e mais exercícios visuais. Melhor! Você voltará a enxergar, e cada vez mais verá os óculos saírem do seu rosto e se perderem em suas gavetas.