Ptose Palpebral trata-se de um termo médico usado para definir a queda da pálpebra superior (flacidez da pálpebra). Ela pode acontecer de um lado só ou bilateral. Muitas vezes, o problema é congênito, mas também pode ser adquirido depois de adulto.

Em geral, quem tem esse tipo de problema na pálpebra sofre achando que não há saída além de cirurgia de Ptose palpebral. No entanto, calma! Existem métodos naturais para pelo menos suavizar o que te incomoda há tanto tempo. Não só melhorar como, também, evitar a Ptose palpebral, caso você não a tenha.

Você sabia que existem maneiras naturais de exercitar e fortalecer a pálpebra? Esse tipo de atividade é muito importante para evitar e até mesmo melhorar problemas como pálpebras flácida e ptose.

Você conhece as causas da pálpebra caída ou Ptose?

Existem diversas causas para o surgimento desse problema (CID Ptose palpebral H02.4). A mais comum delas é o enfraquecimento do músculo elevador da pálpebra em consequência do envelhecimento. Além disso, essa flacidez pode ocorrer por problemas neurológicos, como na doença miastenia gravis.

A origem da pálpebra caída também pode ser congênita no caso de malformação do músculo ou tendão durante a gestação. Neste caso, a cirurgia, muitas vezes, é necessária, mas os exercícios podem ajudar na preparação e recuperação do procedimento cirúrgico da Ptose.

Além das questões estéticas, a pálpebra caída pode prejudicar o campo visual. E nas crianças, atrapalhar o desenvolvimento normal da visão. Descobrir a causa da Ptose é muito importante para o tratamento. No entanto, para todos os casos alguns exercícios e técnicas podem ajudar muito.

 

Pálpebras: as grandes defensoras dos nossos olhos

A pálpebra tem duas funções básicas na estrutura dos olhos. A primeira é a mais clara: proteger nossos olhos de qualquer coisa que possa vir em direção a eles. Um movimento automático que acontece frente a qualquer perigo.

Já sua outra função também não deixa de ser óbvia, mas, ainda assim, pouca gente pensa sobre ela. Quando você pisca, consciente ou inconscientemente, são as pálpebras que umedecem a superfície dos olhos com as lágrimas.

Em sua função de mecanismo de defesa, no limite das pálpebras, há ainda uma fileira de cílios, que também servem como defesa. Além de protegerem os olhos da luz direta, eles impedem que poeiras e pequenas sujeiras entrem nos olhos.

Por isso, é preciso exercitá-las. São as pálpebras que defendem seus olhos e permitem que eles continuem funcionando perfeitamente.

Exercícios para pálpebra caída: dicas valiosas

Os exercícios para pálpebra são ótimos para fortalecê-las. Quem tem Ptose palpebral pode fazê-los como um tratamento para suavizar os danos. Ou, se você não tem, pode aderir ao método natural para evitar problemas futuros.

As sequências são simples e fáceis de fazer e podem ser incorporadas à sua rotina de musculação para os olhos. Os músculos da pálpebra — em geral — acabam sendo esquecidos de serem trabalhados.

Com disciplina e mudanças de hábitos, dá para acrescentar treinos básicos e mais rápidos para essa área dos olhos que vão fortalecer bastante suas pálpebras e evitar que elas fiquem flácidas!

 

Massagem nos cílios

Apoie a ponta do dedo indicador direito na base dos cílios do olho direito e faça o mesmo do lado esquerdo. Então, massageie os cílios de um lado para o outro, os dois ao mesmo tempo. Lembre-se: não faça muita força para não machucar os olhos.

Massagem um pouco mais forte ao redor dos olhos

Massageie vigorosamente ao redor dos olhos usando movimentos circulares. Vale tudo: testa, têmporas, olheiras e bochechas. Esse exercício fortalecedor da pálpebra também pede que você solte sua mandíbula enquanto faz a massagem.

Aqui, beliscões são bem-vindos

Dê leve beliscões nas sobrancelhas.  Eles não precisam ser tão sutis, você deve sentir os puxões. Porém, nada forte para machucar sua pele.

Musculação já!

Apoie os dedos nos olhos, como se fizesse força para fechá-los. Lembre-se: nada de apertar, seja suave. Depois, force-os para abrirem. Relaxe por um tempo e repita o processo.

Pisque um olho separado do outro!

Tente não mexer a testa nem a boca. Isolar os olhos nesse momento é bem importante.

Alongamento de pálpebra

Use seus dedos indicador e médio. Coloque um perto da raiz dos cílios e outro próximo ao côncavo. Faça movimentos como se estivesse abrindo e puxando a pele ao mesmo tempo. É um alongamento muito relaxante.

Compressas

Alternar compressas mornas e frias sobre os olhos fechados. Ajuda a aumentar a circulação e oxigenação dos músculos ao redor dos olhos e diminuir inchaços da Ptose. Utilize toalhas limpas e com tecidos agradáveis. Faça as compressas por 3 a 5 minutos cada uma.

 

Siga uma rotina de treinos diários para trabalhar os músculos (tão esquecidos!) da pálpebra, assim, como você já faz o Sunning e o Palming. Isso vai ajudar a melhorar a pálpebra caída e evitar seu avanço!

 

Dúvidas frequentes sobre Ptose

Como tratar Ptose?

Ptose ou pálpebra caída pode ser tratada com exercícios específicos de fortalecimento da área. Os músculos da pálpebra acabam sendo esquecidos de serem trabalhados. Quem tem Ptose palpebral pode aderir ao método natural como tratamento para suavizar os danos ou, ainda, na prevenção de problemas futuros.