Já postei aqui no Blog uma dica do exercício Sunning (Ensolar), que fortalece nossa adaptação à luz e à escuridão. Esta semana escrevo sobre um exercício complementar ao sunning, o passeio noturno.

Para isso vamos imaginar como era a rotina de nossos antepassados antes da energia elétrica. Naquele tempo o descanso chegava juntamente com o anoitecer. Não havia luz elétrica, televisão, computador, celular, facebook, e-mail, etc, etc, etc…

A importância destes passeios!

Depois de um dia de trabalho, geralmente ao ar livre, no campo, a noite chegava e era hora de relaxar, olhar para as estrelas, conversar com a família e dormir.

Não serei hipócrita de criticar aqui os benefícios da energia elétrica para nossa sociedade, como já disse outras vezes, sem estes recursos como seria possível enviar as dicas semanais?

Passeio noturno! O melhor exercício para enxergar no escuroPois bem, o segredo é sabermos lidar com a avalanche de luz artificial e aparatos eletrônicos que fazem parte do pacote do nosso mundo moderno.

Uma forma de compensar o stress e a sobrecarga que a luz artificial causa a seus olhos, é sempre que possível, fazer um passeio noturno, ou seja, caminhar tendo unicamente a luz das estrelas e da lua para iluminar o seu caminho.

O exercício de passeios noturnos

Sei também que é muito difícil conseguir um local seguro e sem luz para um passeio noturno, se você possui um refúgio como este é um privilegiado, não deixe de aproveitá-lo.

Caso você, como eu, não tenha essa facilidade, pode simular o passeio noturno em seu quarto escuro. O importante é não ficar parado, simplesmente olhando para a escuridão. Caminhe pelo quarto, de frente, de costas, sente-se no chão com as pernas cruzadas e movimente seu tronco em círculos, se massageie e rotacione seu pescoço em ambas as direções, ou faça outro movimento agradável à você.

Bastam 3 ou 4 minutos para que as pupilas se dilatem até nove vezes o tamanho que elas têm durante o dia; 40 minutos para ativar os bastonetes (células da retina que sentem o movimento e a periferia); e 50 minutos para utilizar seus olhos em seu pleno potencial. – Meir Schneider.

Esta dica do passeio noturno é especialmente eficaz para quem possui Retinose Pigmentar ou Miopia, pois além de relaxar os olhos também ativa a visão periférica.

E para finalizar pessoal, não se culpem por chegar em casa e não checar o e-mail, não ligar a televisão, ou não assistir aquele vídeo engraçado na internet. Permita-se desligar, desconectar. Seja dono de seu próprio tempo, e permita-se o lazer e o descanso.

Adoro quando tem queda de energia rsrs. brinco no escuro com meu filho, conversamos, cantamos músicas. Aqui em casa nós fazemos a noite da queda de energia 1 x por semana pelo menos, fica a dica de tornar esse exercício ainda mais divertido 🙂

 

 

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com