Quando você entra numa sala de paredes brancas e consegue ver que tem uma espécie de sujeirinha nos seus olhos, parecendo uma cobrinha que vai acompanhando conforme mexe sua vista, pode ser um sinal de doença. Você sabe qual é, e como tratar?

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas moscas volantes. Geralmente, são vistas quando se olha para um fundo claro, como uma parede branca ou um céu azul. 

Na verdade, os flutuadores são minúsculos géis ou aglomerados de células no vítreo, que são preenchidos com um líquido gelatinoso.. Para conhecer mais sobre esse problema visual, acompanhe o texto.

Nesse post você encontrará os seguintes tópicos sendo abordados:

  • O que são moscas volantes;
  • Relação do problema com doenças;
  • Possíveis causas;
  • Importância da circulação sanguínea nos olhos.

Lembre-se de que, para um diagnóstico preciso, é necessário realizar uma consulta com o oftalmologista. Boa leitura!

Moscas Volantes ou Floateres

Foto: Reprodução/internet

Para que a luz chegue ao fundo de nossos olhos, ela precisa ser direcionada pelo vítreo. Como dito brevemente, essa parte do olho diz respeito a um fluido gelatinoso que trabalha em conjunto com a retina. Dessa forma, todas as imagens são direcionadas para o cérebro.

Assim, essa percepção de pequenas manchas ou nuvens, que se movimentam dentro do campo de visão, são chamadas de moscas volantes ou floateres. 

Na realidade, as moscas volantes são minúsculos grumos de gel ou células dentro do corpo vítreo, o fluido gelatinoso, que se soltam e ficam passeando por seus olhos (flutuando).

De um modo geral, essas moscas não têm nada a ver com nenhum tipo de problema visual, mas sim com estresse, mas essa não é a regra. É recomendável que você vá a um médico profissional da área, de modo a fazer um mapeamento da retina e descobrir a causa.

Caso o diagnóstico final afirme que a causa é o estresse, os exercícios naturais para relaxamento dos olhos podem ser muito importantes durante o tratamento. Por ser um problema que, em geral, pode ser motivado por questões psicológicas, manter a saúde mental em dia é essencial.

Exercícios para moscas volantes

Foto: Reprodução/internet

Os exercícios naturais podem ser poderosos agentes durante uma recuperação, se efetuados de forma correta. No caso das moscas volantes, sua eficácia pode ser ainda maior, visto que o problema nem sempre está associado a uma doença.

Para os pacientes que querem associar os treinos ao tratamento médico, alguns dos exercícios mais eficazes exigem apenas suas mãos para serem praticados, como veremos ao longo do texto.

Para começar, uma atividade que só necessita do sol para sua execução. O sunning é um verdadeiro coringa capaz de auxiliar os mais diversos tratamentos visuais, e no caso das moscas volantes não é diferente. 

Para fazê-lo, se posicione em um ambiente naturalmente claro (ou seja, ao ar livre) com o rosto direcionado ao sol, no entanto, com os olhos totalmente fechados. Como simulado na imagem abaixo, você irá direcionar seu rosto para os lados, durante alguns minutos.

Para conhecer mais sobre o sunning, confira em 

Sunning ou Ensolar: conheça esse poderoso exercício para os olhos

Normalmente, é recomendável que você faça o sunning em conjunto com outro exercício chamado palming. Para realizá-lo, você precisa apenas cobrir seus olhos com as mãos durante certo tempo. 

Os benefícios que ele pode trazer para o seu relaxamento visual são consideráveis, portanto, fazê-lo em conjunto com o sunning pode trazer bons resultados. Saiba mais sobre o palming, clicando aqui.

Circulação sanguínea nos olhos 

Como é abordado com regularidade no blog, ter a circulação sanguínea fluida nos olhos é muito importante para uma qualidade de vida boa. Para o cuidado com as moscas volantes não pode ser diferente.

Com o passar do tempo, e com cuidado adequado, as moscas volantes tendem a diminuir em muitos casos. Assim, tudo o que contribui para o alívio do estresse seja emocional ou visual, com pausas regulares no uso do computador e do celular para descansar os olhos, é bem-vindo

A massagem pode ser uma aliada e tanto quando o assunto é circulação sanguínea. No entanto, é preciso se atentar a certos detalhes para que a sua execução seja eficaz. No vídeo abaixo, os pontos mais importantes sobre o sobre o exercício são abordados, confira:

Antes de realizar qualquer exercício visual, lembre-se de que eles não substituem um tratamento indicado pelo médico oftalmologista. Ao menor sinal de irritação ou desconforto, procure o médico oftalmologista.