A música ativa vários circuitos neurais, inclusive do nosso sistema límbico, a região do cérebro responsável por nossas emoções, prazer, memória, aprendizagem. As frequências musicais podem afetar o funcionamento neurológico, incluindo o nervo óptico e o processamento visual. É possível melhorar visão ouvindo a música certa.
>> BAIXE A PLAYLIST ESPECIAL PARA OS OLHOS AQUI <<
Pesquisas revelam que o tipo de música que mais ativa a área correspondente à visão, dentre outras regiões do cérebro éo conhecido “Efeito Mozart”. Gordon Shaw, um neurobiólogo americano mapeou áreas do cérebro que são ativadas pela música e percebeu então que além do córtex auditivo, as músicas de Mozart também “acendiam” a coordenação motora, o processamento visual, dentre outros. As composições mais utilizadas na pesquisa foram: Sonata para 2 pianos, em Ré Maior, k448; Concertos para Violinos número 3, em Sol Maior K.216 e número 4, em Ré Maior k218.
Músicas para melhorar a visão
Sonata para dois pianos, em Ré Maior, K.448:
http://www.youtube.com/watch?v=myJOl7ia0gg
Concerto para violino nº 3 , em Sol Maior K.216:
http://youtu.be/UkSOUya4mlo
http://youtu.be/LjmMdQaQkHM
http://youtu.be/clN2i4h0aVQ
Concerto para violino nº 4 , em Ré Maior K.218:
http://youtu.be/e76nBDWJmbg
http://youtu.be/q4UVA-wkoXs
Como melhorar a visão unindo música e exercícios
A música também auxilia pra melhorar visão na medida em que estimula e facilita o relaxamento. Pesquisas realizadas no Reino Unido com mulheres submetidas a stress elevado verificaram que após a exposição a vários tipos de músicas relaxantes, elas tiveram seus batimentos cardíacos, pressão arterial e atividades cerebrais diminuídas, assim como o aprofundamento da respiração, o que diminuiu em 65% o nível de ansiedade.
Eles revelaram as músicas que obtiveram os maiores efeitos relaxantes, o que pode ser uma boa pedida para você experimentar. Segue a lista:
- Marconi Union – “Weightless”
- Airstream – “Electra”
- DJ Shah – “Mellomaniac” (Chill Out Mix)
- Enya – “Watermark”
- Coldplay – “Strawberry Swing”
- Barcelona – “Please Don’t Go”
- All Saints – “Pure Shores”
- Adele – “Someone Like You”
- Mozart – “Canzonetta Sull’aria”
- Cafe Del Mar – “We Can Fly”
Por estas e outras razões, recomendo aos meus pacientes praticarem os exercícios visuais ouvindo música para melhorar visão ainda mais. A música pode ajudar a cronometrar o tempo do exercício.
Por exemplo, ao invés de programar o relógio para despertar depois de 6 minutos praticando o exercício palming você pode ouvir 2 a 3 músicas, dependendo do tempo de duração delas, o que corresponderá ao tempo de execução do exercício. Essa técnica relaxa e torna o exercício mais prazeroso, e melhor que isso, dependendo da música que você escolheu, ainda ajuda a estimular a região do cérebro responsável por sua visão. Ou seja, você pode melhorar visão ainda mais escolhendo a música certa para praticar os exercícios.
Outros sons pra melhorar visão
Os sons ajudam a visualização/imaginação. Imaginar abre caminhos neurológicos para que o que você visualizou aconteça na realidade. Pois bem, recomendo aos meus pacientes com problema de Olho Seco, por exemplo, que fechem os olhos e visualizem que ocorre uma inundação neles, que eles estão cheios de água. Para auxiliar a imaginação ouvir sons de água corrente, cachoeira, ou músicas que tenham o barulho das águas, potencializa e facilita a construção das imagens mentais.
É claro que também devemos levar em consideração nosso gosto pessoal ao escolher a música pra melhorar visão. O que para alguns é relaxante, para outros pode ser tedioso, ou até mesmo agressivo. Resta a você descobrir quais músicas tem o efeito que você deseja.
Você possui outra sugestão de músicas para melhorar visão e utilização dos sons além dessas que coloquei aqui? Alguma dúvida de como colocar essa dica em prática? Deixe seus comentários abaixo, será um prazer respondê-los.
Olá, Norma,
Você vai receber a resposta à sua solicitação no seu e-mail.
Lembre-se de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tati Gebrael)
Estou gostando muito dos exercícios. Eu ainda não sei exatamente qual o meu problema visual. Pela interpretação que fiz seguindo a orientação do curso. Conclui que meu caso seja astigmatismo e presbiopia, mas tenho dúvidas.
Percebi também que quando olho ao espelho sem os óculos, veio quatro buracos no meu nariz, deveria ser apenas dois.
Olá, Carlos,
Agradecemos por fazer parte do nosso dia a dia!
Lilian
(Equipe Tati Gebrael)
Gostei muito da sugestão de fazer os exercícios, ouvindo música! Acredito que assim fica mais agradável encarar o tempo que se precisa exercitar os olhos!
Para quem gosta de mantras, no YouTube há muitos cantados com acompanhamento instrumental
Recomendo Deva Premal e Marco Schultz
Faço Sunning e Palming ouvindo-os
Sua duração são meu timer
Abraços
Gratidão!
li coisas a pouco tempo a respeito de frequências musicais, segue um link com uma matéria bem interessante: http://trocaodisco.com.br/2014/06/frequencia-432hz-ja-ouviu-falar.html
Eu sou suspeito para falar, mas esse post ficou demais…..
Nós fomos na casa do Mozart na Áustria e foi emocionante. Realmente esses estudos são reveladores…….
Parabéns Dra. Tatiana