Entender melhor o funcionamento dos olhos fará com que cada vez mais você possa cuidar da saúde deles! Quando falamos em foco da visão, logo nos vem à mente a imagem de uma câmera fotográfica. E a lente do olho – como se fosse uma parte desse tipo de equipamento.

Claro, que guardadas as devidas proporções, podemos comparar nosso olho com uma câmera. Afinal, há várias semelhanças entre esses dois sistemas óticos. Aliás, a própria fotografia nasceu a partir de estudos da visão humana. Ela é considerada uma grande câmera escura que projeta imagens invertidas.

Em uma análise bastante simples, tanto a lente do olho como a câmera fotográfica captam uma imagem externa — a partir da incidência de luz –, interpretam essa imagem, enviando-a a um receptor. No caso do olho, o receptor é o cérebro. E da máquina um arquivo ou até um filme fotográfico para os amantes da arte de fotografar de maneira analógica como se fazia antes do surgimento do digital.

Lente do Olho

Outro ponto em comum: por ser uma lente que refrata a luz, nosso olho registra a imagem invertida, assim como acontecem com as câmeras. Para que a imagem seja formada, é necessário que a luz entre pela frente por meio de uma pequena abertura. Nos olhos, pelo cristalino e na câmera pelo diafragma.

 

Lente do olho humano

O cristalino é uma lente natural dos olhos – como em uma câmera. Ele está localizado atrás da íris – que é a parte colorida dos olhos. Normalmente, o cristalino é transparente e permite que a luz o atravesse, concentrando os raios de luz e chegue na retina – que está no fundo do olho — onde a imagem se forma.

Lente do Olho

Assim, quanto maior a abertura, melhor será a qualidade na captura da imagem porque desta forma a luz vai chegar mais definida, ou seja, com um foco de qualidade. Por isso, que exercitar o foco do olho é uma maneira de garantir a captura de boas imagens, com nitidez e definição.

Exercite a lente do olho para aumentar o foco

Sabemos que exercícios naturais direcionados para aumentar o foco da visão vão fortalecer o cristalino e os músculos que ficam no globo ocular e nos beneficiar com imagens mais nítidas e focadas.

O primeiro ponto é ativar a convergência (convergir para um ponto). Quando você trabalha a convergência está ensinando seu olho — de maneira instantânea — no que ele tem que focar.

O vídeo abaixo mostra algumas sequências de técnicas simples de exercícios especiais para melhorar o foco da sua visão.