Leitura é uma atividade muito solicitada em nossa vida diária, seja ela para se manter informado, trabalhar ou por entretenimento. 

Usamos constantemente nossos olhos para o foco perto. Exigimos a nitidez e clareza visual para podermos absorver este mundo de informações disponíveis a todo momento.

O foco da leitura pode ser estimulado sem o uso dos óculos. Assim, com a prática dos exercícios visuais, é possível começar a deixar de usá-los na hora de ler. Porém, antes disso, deve-se procurar mudar alguns hábitos visuais importantes para a saúde dos olhos.

Quando o problema visual atinge a capacidade de leitura, ou então quando percebe-se que esta função, por algum motivo não é mais a mesma, isso influencia na auto estima e independência. 

Nesse post você encontrará os seguintes tópicos sendo abordados:

  • Como melhorar o foco na leitura;
  • Principais erros que diminuem a nitidez;
  • Importância da lubrificação na região dos olhos.

Lembre-se de procurar um médico oftalmologista de confiança ao menor sinal de dor ou incômodo. Boa leitura!

O que faço de errado com meu foco?

Fonte: (Reprodução/Internet)

O foco pode ser prejudicado por muitas ações do dia a dia. Uma delas é o ato de deixar os olhos tensos quando vamos ler um livro, por exemplo. Você já percebeu se aperta os olhos quando começa a leitura? Esse hábito, tão comum para algumas pessoas que gostam de ler, pode ser muito prejudicial.

No momento da leitura, pode ser que forçar os olhos melhore a visão. Mas o que acontece é o contrário: com o passar do tempo, esse hábito pode se tornar prejudicial para nossos olhos, modificando nossa estrutura visual, transformando o formato do seu olho.

Apertar os olhos para ajustar o foco causa muita tensão na região dos olhos. Isso acaba bloqueando a circulação sanguínea na região, além de bloquear seu piscar. Há tanto foco na leitura que mal percebemos a tensão que estamos exercendo na região dos olhos.

Não piscar também é prejudicial porque diminui a lubrificação dos olhos. Além disso, juntando ao fato de forçar a visão, o oxigênio também é reduzido nessa parte do corpo. De tanto apertar, nós acabamos modificando toda estrutura visual. E, claro, acarretando problemas no olhar.

Ler de cabeça para baixo melhora foco e nitidez

Fonte: (Reprodução/Internet)

Experimente virar a folha do livro ou da revista de cabeça para baixo, e fazer a leitura com a folha nesta posição. Perceba que, obrigatoriamente, você precisa ler letra por letra. Não há como ler uma folha de cabeça para baixo, olhando o parágrafo todo de uma só vez, ou em outras palavras, fazer leitura dinâmica. 

O ideal seria olhar para as letras dessa forma durante a leitura, mesmo com a folha na posição normal. Ler letra por letra, observando cada detalhe, fará com que você tenha um melhor foco, mais movimento no olhar e mais nitidez, porque estará utilizando a mácula e a visão central.

Dessa forma, quando for praticar este tipo de leitura, lembre-se de piscar regularmente e relaxar, procurando não forçar a visão em nenhum momento. Na segunda etapa deste tipo de exercício, você deve tapar o olho mais forte para trabalhar o mais fraco. 

Na sequência, faça a leitura mesmo que você enxergue tudo embaçado. Na etapa final, encoste a folha da leitura no nariz e tente focar nas letras. Não tem problema se você não conseguir formar as frases.

Dicas para melhorar o foco sem óculos

Fonte: (Reprodução/Internet)

O primeiro hábito a mudar é dar pausas quando estiver lendo, estudando ou trabalhando no computador ou celular. Isso é básico porque os olhos precisam de relaxamento na mesma proporção que necessitam de estímulo. Por isso, a cada 50 minutos lendo, pare por 10 minutos.

Nas pausas, faça qualquer atividade que não seja focar algo perto, e aproveite para fazer exercícios que relaxem sua visão, como o treino palming, que consiste em tampar seus olhos, sem apertá-los, durante alguns minutos. Veja o vídeo explicativo.

Preste atenção para piscar e respirar. Seus olhos precisam de uma boa lubrificação e um suprimento ótimo de oxigênio quando estão lendo.

Quando estamos concentrados, muitas vezes não piscamos ou respiramos como deveríamos, e essa é uma regra básica que devemos ficar atentos: pisque a cada 3 segundos e mantenha uma respiração completa e profunda durante a leitura.

Confira no vídeo abaixo uma explicação mais detalhada de como trabalhar o foco da leitura sem ajuda dos óculos de grau: 

Lembre-se: o método de melhora natural da visão deve ser complementar ao tratamento médico indicado por um oftalmologista. Jamais faça os exercícios como substitutos ao que foi autorizado pelo seu médico responsável. Mantenha suas consultas em dia.