Muitas pessoas que possuem uma diferença de visão entre um olho e outro, também acabam por possuir uma dificuldade de compreensão quando leem com o olho mais fraco. Ou seja, elas não retém necessariamente o que leem com este olho mais fraco. O exercício seguinte tem a finalidade de diminuir essa desigualdade com o uso do famoso tampão:

Exercício com tampão de olho

Descubra, olhando para uma folha com letras (livro, jornal etc) qual é o seu olho mais forte. Cubra alternadamente os olhos com as mãos e perceba qual deles tem melhor visão.

Tenha em mãos um tampão, ou um pedaço de papel preto, no tamanho de 4 cm por 4 cm. Com uma fita crepe, cole o pedaço de papel na ponte do nariz, cobrindo o centro do olho mais forte. Certifique-se que quando você fecha o olho mais fraco, o olho mais forte está coberto de uma maneira que não consegue ler o papel.

Agora, balance a mão do lado do olho mais forte, ou seja do lado da orelha do olho que está coberto pelo tampão. Leia três frases com o olho mais fraco, em seguida afaste a página e, recorrendo apenas à memória, repita em voz alta o que você havia lido, gravando essas palavras em um gravador ou MP3.

Agora toque a gravação ao mesmo tempo que lê a frase com o olho mais fraco. Perceba se você realmente se lembrou do que leu, comparando a gravação com a leitura da página.

Exercitando a vista com tampão de olho
Grupo fazendo exercícios com tampão.

Os benefícios do exercício com tampão ocular

Oitenta porcento das pessoas que fazem este exercício percebem que absorvem mal a informação com o olho mais fraco, e que a gravação é diferente do que realmente está escrito na página.

Repita o exercício até conseguir repetir exatamente o que está escrito na página, e em seguida descanse os olhos com o exercício de empalmar.

É recomendado fazer o empalmar também antes de iniciar este exercício.