IMPORTANTE
Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Assim, consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação. Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.

👀 Estresse Mental é causa e não só consequência de problemas visuais. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa realizada por uma equipe multidisciplinar de estudiosos de várias partes do mundo. Assim, eu trago para vocês o estudo que comprova que o estresse se constitui não somente como efeito, mas também causa de alterações oculares.

👀 A pesquisa afirma, ainda, que alterações visuais podem ser consideradas doenças cerebrais e vasculares disfarçadas. Sabendo disso, já digo aqui de antemão para você que podemos ter nos exercícios de relaxamento do método um grande aliado para melhorar a condição de estresse.

👀  Dessa forma, no artigo, os pesquisadores concluíram que o fato de o estresse ser consequência e causa de perda de visão, cria-se um ciclo vicioso de uma espiral descendente, em que a perda de visão inicial provoca estresse. E, ao mesmo tempo, isso acelera ainda mais a perda visual, provocando mais e mais estresse e assim por diante.

👀Nesse artigo também é citado um estudo antigo de um médico indiano que relaciona problemas emocionais com doenças visuais. Algo que eu abordo no meu curso avançado Olhos de Águia.

Estresse e problemas emocionais estão ligados ao surgimento de doenças psicossomáticas

👁 Assim, sentimentos como raiva excessiva, choro contínuo e também a falta dele; além de dor, influenciam de forma direta o surgimento ou a piora de alterações visuais. Dessa forma, ou em outras palavras, a pesquisa concluiu que problemas de visão podem ser considerados doenças psicossomáticas. Ou seja, são de fundo emocional e acabam afetando o físico por meio da visão.

👀 Por isso, esse conceito de questões emocionais como causa de problemas físicos está sendo cada vez mais utilizado e estudado por médicos e pesquisadores. Dessa forma, isso significa que, além de tratar a visão, é preciso também procurar equilibrar a parte emocional.

Para acessar a íntegra do texto do artigo original da pesquisa, clique aqui:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5972137/

Abaixo você pode acessar o vídeo do episódio de A CIÊNCIA POR TRÁS  em que eu abordo essa pesquisa sobre Estresse Mental e Visão.

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.