Entre os momentos mais preocupantes que os pais tem, muito provavelmente o da descoberta de um problema na visão do filho é um dos mais complicados. Mas não precisa ficar desesperado, ainda mais quando se descobre que é possível tratar isso com brincadeiras infantis.

Sim, diante do problema visual, você encontra a possibilidade de melhorar a visão do seu filho de modo natural e, ainda por cima, lúdico e divertido. Um caminho lindo a se tomar e que todos devem levar em consideração. Melhor ainda, começar a percorrê-lo o quanto antes.

Brincadeiras infantis podem ajudar a visão do seu filho

Provavelmente, se você é parente ou até professor e educador de uma criança com problemas visuais, foi tomado por uma angustia e até levado pela ansiedade ao receber o diagnóstico. E realmente pode ser desesperador.

E sei do que estou falando. Recebo diversos casos assim. São pais e parentes que levam seus filhos ao oftalmologista sem nem saberem que os pequenos têm algum problema e saem de lá com quatro graus de hipermetropia, ambliopia e até tendo que usar tampão. Isso fica pior ainda quando se descobre que, por exemplo, é preciso fazer uma cirurgia de estrabismo.

Por isso, mesmo diante de toda tensão, a primeira coisa que se deve fazer é controlar suas emoções. Ficar tranquilo e não passar esse estresse para a criança. Evite transmitir preocupação e ansiedade. Tudo isso pode piorar o quadro. É necessário passar segurança, deixar a criança tranquila de que existe tratamento.

Passar a certeza de que será feito tudo para melhorar. Deixar claro que existe um caminho. E que esse caminho pode ser feito através das brincadeiras.

Jogos e brincadeiras infantis que melhoram a visão

E o mais importante é conseguir colocar em prática esses exercícios na época inicial, quando tudo está começando. Lembrar que estamos falando de crianças com menos de 12 anos, com organismos que se desenvolvem muito rápido. É preciso usar isso a favor deles.

Por outro lado é imprescindível nunca deixar o tratamento médico convencional, ir as consultas e sempre estar em dia com seu oftalmologista. Fazer tudo caminhar junto, tratamento natural e tratamento convencional.

Brincadeiras Infantis

São vários exercícios que você pode praticar com eles, mas o mais importante é conseguir transformar isso em algo menos complicado. Transformar tudo em  brincadeiras infantis. Usar brinquedos.

Fazer com que o tratamento faça sentido para ela, e transformar tudo em algo que a criança vai querer participar. Não deixar que aquilo seja só uma estimulação ou um exercício, mas sim torná-los brincadeiras.

Brincadeiras infantis com bola são excelentes

Para bebes use brinquedos coloridos, visualmente interessantes e que possam fazer com que elas interajam. Coisas que eles possam tocar, sentir. Brinquedos que estimulem seus sentidos, com textura, fazendo barulho e chamando a atenção visual pelas cores e brilhos.

E ai surge um outro detalhe importante: procurar ir para o ar livre. Sim, luz natural! Existem pesquisas que apontam que crianças precisam passar de duas horas e meia a três horas por dia sob a luz natural desenvolvem menos miopia, por exemplo.

Brincadeiras com bola ao ar livre são excelentes. Você pode estimular os reflexos, a visão periférica, estimular os olhos ao longe apenas com uma bola!

É logico que a ideia de brincar fora de casa é desesperadora diante dos dias de hoje, onde todos estamos muito dentro dos apartamentos e com as escolas fechadas, mas, ainda assim, é necessário fazer um esforço.

Não necessariamente três horas seguidas, e nem debaixo do sol direto, mas só de estar a sombra de uma árvore, por exemplo, a iluminação intensa do dia já ajuda bastante. Separe, um pouco de manhã e depois um pouco da tarde. Isso é bom até para que elas percebam as nuances das cores, do amanhecer ou entardecer. Algo que vai ainda ajudar nas questões hormonais e de qualidade de sono.

Você precisa fazer isso por ela, e se fizer antes de surgir qualquer problema, diminuirá bastante as possibilidades de miopia, por exemplo. E se já está usando óculos é fundamental que ela passe mais tempo ao ar livre.

Faça as crianças correrem pelo ar livre, estimule que elas fiquem longe de você, que foquem longe, fazendo olharem à distância. As pipas são ótimas pra isso. Elas estimulam muito a visão da criança.

E mais ainda crianças precisam de expressão corporal, movimento, correr, escalar, tudo isso fazendo com que a circulação sanguínea flua melhor e, consequentemente, melhore a visão.

Já no caso do uso de tampão, é preciso não deixar a criança colocar o tampão e ir pra frente da TV ou do computador. É preciso brincar. Vá jogar bola, vá ao ar livre, o olho mais fraco precisa de estímulos. Ele não precisa se esforçar para enxergar detalhes muito pequenos, porque isso vai cansar ainda mais o olho. É um erro que acontece muito em alguns tratamentos convencionais que deixam a criança com o tampão o dia inteiro sem intervalos.

Mas, sobre tudo isso, é preciso entender as necessidade de cada criança, e mais importante, ter em mente que é possível.