Conhecer a anatomia do olho nos facilita entender como enxergamos, e como os exercícios oculares atuam melhorando a nossa visão.

Vamos então observar e pensar em algumas estruturas dos olhos neste artigo, mas especificamente nos Músculos ao Redor dos Olhos e na Câmera Anterior.

Anatomia do olho! Entenda como ele funcionaVejamos ao redor dos olhos. Gosto de pensar os olhos como uma gema de ovo, suspensa por vários elásticos. Dessa forma, é muito mais fácil compreender a anatomia do olho.

O globo ocular, uma estrutura sensível, é composta por mais de 90% água, e os músculos ao redor presos a ela como elásticos, responsáveis pela movimentação ocular.

Estes músculos tem a mesma composição que qualquer outro músculo esquelético do seu corpo, sim, você tem músculos nos olhos, e pode fortalecê-los e alongá-los, da mesma forma quando vai a academia e exercita seus braços e pernas.

Anatomia do olho! Entenda como ele funcionaQuando estamos com a visão fraca e então ilusoriamente apertamos os olhos para ver melhor, causamos uma tremenda tensão nesta musculatura, a ponto de reduzir a movimentação ocular, e de bloquear parte da circulação sanguínea que chega até os olhos.

Alongar essa musculatura e fazer automassagem faz com que estes músculos fiquem saudáveis e flexíveis, causando menos tensão no globo ocular.

Este tipo de musculação com os olhos é capaz de alterar o formato do globo ocular, diminuindo assim os graus de Miopia e Hipermetropia.

Um pouco mais sobre a anatomia e fisiologia do olho

Anatomia do olho! Entenda como ele funcionaOutra área da anatomia do olho que merece nossa atenção é a câmara anterior, que é a região entre a córnea, e o cristalino.

Neste espaço  circula o humor aquoso, liquido transparente que tem a função de nutrir à córnea e o cristalino e regular a pressão interna dos olhos.

O humor aquoso é produzido continuamente, circula pela câmara anterior e é escoado, passando por um canal (ângulo).

O equilíbrio entre a formação e a reabsorção do humor aquoso regula a pressão interna dos olhos.

Podemos pensar em uma pia, se a torneira está aberta e o ralo desentupido tudo flui normalmente. Entretanto, se o ralo estiver obstruído por algum motivo, a água se acumula, até chegar ao ponto de extravasar para fora da pia. Em nossos olhos, quando o humor aquoso não é escoado, ele não transborda para fora dos olhos, mas sim se acumula e a pressão intraocular aumenta, o que gera pressão também na parte posterior dos olhos, podendo lesionar algumas células do nervo óptico, causando o conhecido Glaucoma. Não fica mais fácil entender as doenças quando conhecemos a anatomia do olho?Anatomia do olho! Entenda como ele funciona

Pois bem, se melhoramos a circulação interna do humor aquoso, conseguimos diminuir a pressão interna dos olhos,  e o exercício mais eficaz para isso é o Sunning, ou Ensolar, pois nós ajudamos essa drenagem do líquido por meio do movimento causado pela contração e dilatação da pupila.

Imagine que essa movimentação de abertura e fechamento da pupila (como se fosse uma musculação mesmo causada pelo exercício Sunning), funciona como um “desentupidor de pia”, fazendo o líquido circular mais rápido e assim ser escoado com mais facilidade.

A consequência disso é, na maioria das vezes, a regulação da pressão interna dos olhos.

Entendendo a anatomia do olho

Cada vez que penso em nossa estrutura ocular e vejo como é possível melhorar seu funcionamento por meio dos exercícios, fico ainda mais motivada a continuar praticando e ensinando sua prática para as pessoas.

Milhares de alunos estão se beneficiando com a prática dos exercícios visuais.

Aproveite esse conhecimento você também, e melhore sua visão naturalmente.

Quer saber mais sobre como enxergar melhor naturalmente?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
 
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para [email protected]

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

[email protected]

IMPORTANTE

Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento médico oftalmológico convencional. Consulte regularmente o seu oftalmologista, pois o método de exercícios naturais para os olhos é complementar à sua saúde visual. Não desautoriza nem desestimula, de forma alguma, a continuidade do tratamento médico oftalmológico.
Em caso de dúvida ou desconforto em seus olhos, procure o médico oftalmologista. Só ele é autorizado a fazer diagnósticos e a receitar ou suspender qualquer tipo de medicação.Não se automedique nem suspenda qualquer tipo de medicamento ou de tratamento sem a autorização do seu médico oftalmologista.