4 questões sobre Moscas Volantes que vão esclarecer algumas dúvidas muito comuns a respeito desse tipo de problema. Dessa forma, adianto que elas aparecem ou se acentuam por conta de situações de estresse! Assim, mais uma vez, é importante ter em mente que o relaxamento dos olhos vai ser fundamental em casos de Moscas Volantes.

4 Questões sobre Moscas Volantes para entender esse problema

Qual é a percepção que tenho na visão com as Moscas Volantes?

Elas aparecem como se fossem pequenos pontos pretos, manchas, cobrinhas, pequenas sujeiras ou nuvens, movimentando-se dentro do campo de visão. Além disso, em geral, as Moscas Volantes são vistas quando se olha para um fundo claro, como uma parede branca ou um céu azul.

4 questões sobre Moscas Volantes: o que são?

Também chamadas de Floaters, as Moscas Volantes são minúsculos grumos de gel ou células dentro do corpo vítreo, o fluido gelatinoso, que preenche o interior do olho. Dessa forma, esses pequenos pedacinhos de Vítreo se soltam e ficam passeando por seus olhos (flutuando).

Moscas Volantes estão relacionadas a algum problema de visão?

Geralmente as Moscas Volantes não estão relacionadas a nenhum tipo de problema visual, e sim ao estresse. Por isso, sempre recomendo fazer uma consulta com o oftalmologista para ter essa certeza, fazendo um mapeamento da retina. De qualquer forma, os exercícios visuais podem ajudar a melhorar a condição visual de quem tem Moscas Volantes.

Quais são os melhores exercícios visuais para Moscas Volantes?

Massagem, Palming (cobrir os olhos com as palmas das mãos), olhar longe, exercícios de respiração etc.. Assim, tudo o que contribui para o alívio do estresse seja emocional ou visual, com pausas regulares no uso do computador e do celular para descansar os olhos, é bem-vindo.

Além das práticas relaxantes, há um outro exercício bastante indicado. Quando as moscas aparecerem, tente direcionar o olhar para elas. Dessa forma, tente vê-las, tente segui-las com os olhos e ir acompanhando cada uma até desaparecerem.